Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Seminário debate infância e comunicação


Enquanto no Brasil uma criança passa, em média, cinco horas diárias em frente à televisão – geralmente desacompanhada –, no Reino Unido este tempo limita-se praticamente à metade. O descompasso se manifesta, também, em outro aspecto de extrema relevância: as pesquisas científicas, a participação da sociedade e as políticas públicas em relação à interface criança-mídia estão muito mais avançadas nos países europeus.
É nesse cenário que será realizado, em Brasília, o Seminário Internacional Infãncia e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento, nos dias 6, 7 e 8 de março de 2013, com a presença de especialistas da área. As inscrições estão abertas até o dia 1º de fevereiro por meio do site infanciaecomunicacao.andi.org.br. O evento é uma realização da ANDI – Comunicação e Direitos, em parceria com a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça (MJ); a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPSCA), da Secretaria de Direitos Humanos (SDH); e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O seminário tem o apoio da Fundação Ford.
O objetivo do encontro é impulsionar o debate público em torno do papel estratégico desempenhado pelas ferramentas de comunicação e informação nos processos de transformação social. Para contribuir nesta discussão, o evento trará o aporte de experiências exitosas desenvolvidas em países da Europa, América do Norte e Oceania, além de ações pioneiras da América Latina e da África.
Tópicos como as práticas de responsabilidade social no campo da comunicação; a mensuração de impacto das iniciativas de mídia/comunicação para o desenvolvimento; e, as políticas de inclusão digital integram a programação. Além disso, estarão em foco a educação para a mídia; a publicidade dirigida às crianças e aos adolescentes e os sistemas de classificação etária para audiovisuais.
O Seminário faz parte ainda do projeto de cooperação técnica “Liberdade de Expressão, Educação para Mídia, Comunicação e Direitos Humanos da Criança e do Adolescente”. O projeto é desenvolvido pela SNJ em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a UNESCO.
“No mundo em que vivemos, a comunicação ocupa cada vez mais espaço na vida das pessoas. Por isso, é fundamental questionar e discutir, no âmbito dos direitos e da democracia, as influências que as mídias em geral podem causar na formação de crianças e adolescentes”, avalia o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão. “A defesa do direito à liberdade de expressão deve ser vista pela ótica da coletividade e com a preocupação de proteger crianças e adolescentes”, completa.
Representantes de organizações de destaque nos cenários brasileiro e internacional estão entre os convidados que participam das plenárias e grupos do evento. Vale mencionar, por exemplo: International Clearing House on Children, Youth and Media (Suécia); Comitê das Nações Unidas para os Direitos da Criança; UNESCO; UNICEF; Banco Mundial; Conselho Nacional de Televisão (Chile); Conselho Assessor de Meios Audiovisuais e Infância (Argentina); Fundação Yupana (Equador); SaferNet (Brasil); Sociedade Interamericana de Imprensa; Fundação Gabriel Garcia Marquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano (Colômbia); The Guardian (Reino Unido); Organizações Globo (Brasil) e Vila Sésamo (EUA).
Inscrições
Podem participar representantes do governo, parlamentares, organismos de cooperação internacional, empresas de comunicação, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil.
Além dos profissionais previamente convidados pela ANDI e seus parceiros, foram reservadas 70 vagas para demais interessados na temática. O processo de seleção prevê o preenchimento de formulário eletrônico. A programação completa, os formulários para inscrição dos participantes e para o credenciamento de imprensa, bem como informações detalhadas sobre o encontro estão disponíveis também no site oficial do evento: infanciaecomunicacao.andi.org.br.
Serviço
O quê: Seminário Internacional Infância e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento
Quando: 6 a 8 de março de 2013
Onde: Brasília (DF)
Público-alvo: Governo, parlamentares, organismos de cooperação internacional, empresas de comunicação, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil
Inscrições: Os interessados devem preencher o formulário disponível eminfanciaecomunicacao.andi.org.br até o dia 1º de fevereiro.

Nenhum comentário: