Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Jornais não circulam na França por greve de distribuidores

Do Opera Mundi

Os jornais franceses não chegaram às bancas nesta quarta-feira (06/02) devido a uma greve na empresa revendedora e encarregada da distribuição, a Presstalis. Vendo que não podia garantir a distribuição com a paralisação convocada pelo Sindicato Geral do Livro e da Comunicação, o SGLCE, pertencente à CGT (maior central sindical do país), os editores franceses decidiram não imprimir os diários, que estão disponíveis apenas pela internet.

Apenas o "Le Parisien" conseguiu chegar aos pontos de distribuição, ao contrário da versão regional da publicação da capital, "Aujourd'hui en France".
A greve acontece simultaneamente às negociações contra o plano de reestruturação há quatro meses, que contempla a redução de 2.500 a 1.250 postos de trabalho. A justificativa da empresa seria enfrentar as perdas causadas pela queda nas vendas.

A Presstalis, responsável por 75% da distribuição da imprensa e controlada pelos editores, defende seu plano com o argumento de que está perdendo entre dois e três milhões de euros por mês.

O SGLCE denunciou que o propósito dos patrões é despedir metade dos trabalhadores e levar a firma a seu desaparecimento gradual.

Nenhum comentário: