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quarta-feira, 4 de abril de 2012

Programas com doses de humor têm mais repercussão nas redes sociais

Por Daniele Frederico, de Cannes, do Tela Viva News

Os conteúdos televisivos que as pessoas mais gostam de curtir e comentar no Facebook são as comédias, as novelas e os reality shows. Esse foi um dos dados apresentados pela The Wit, empresa especializada em pesquisa e informação sobre programas de TV pelo mundo. A CEO da empresa, Virginia Mouseler, mostrou nesta terça-feira, 3, no MipTV, alguns resultados do Social TV Analytics, que aponta a resposta da audiência a programas de televisão a partir dos comportamento nas redes sociais.
Segundo a analise dos top 1,2 mil programas em 11 paises, dois terços dos programas mais populares do Facebook são aqueles "divertidos". Além disso, ter continuidade e um público fiel, caso de programas que estão em exibição há bastante tempo, também ajuda a criar popularidade no Facebook. Em terceiro lugar, Virginia apontou a importância do engajamento para ser popular. Neste espaço, realities como “American Idol” e “X Factor” são exemplos dos que conseguem trazer participação dos espectadores para as redes.
O estudo analisou também as diferenças entre o Facebook e o Twitter em termos da relação com os programas. No Facebook, 75% dos "likes" vão para os programas scripted, ou roteirizados, e 25% para os não-roteirizados, como os reality e game shows. Já no Twitter, 78% dos followers são para os não-roteirizados, e 22% para os roteirizados.
Uma das análises mostrou que alguns programas são bastante populares mesmo antes de sua estreia. No Facebook, os mais antecipados foram “The River”, da ABC, com produção de Steven Spielberg, com 256.923 likes, “The Voice”, em Israel, e “Tallafornia”, na Irlanda (aqui foram considerados os números de likes e o tamanho do mercado. Caso essa comparação não tivesse sido feita, os três primeiros seriam programas americanos).
No Twitter, os programas mais aguardados foram “The Voice”, da BBC One, do Reino Unido, com 24.885 seguidores; “Alcatraz”, da Fox, dos Estados Unidos, e “Smash”, da NBC, tambem dos Estados Unidos. "'The River' e 'Smash', por exemplo, têm produção de Steven Spielberg. Isso prova o poder das marcas, do nome do produtor e dos esforços de divulgação", diz Virginia.
Mesmo assim, apenas 29% dos novos programas têm uma página oficial no Facebook, e apenas 15% uma página oficial no Twitter.
Entre os que estão mais engajados no Twitter, alguns programas se destacaram, como a novela “Por Ella Soy Eva”, do Mexico; “The X Factor”, dos Estados Unidos, e “Got Talent”, da Colômbia. "O programa 'Work It', da ABC, dos Estados Unidos, postou apenas duas vezes no Twitter, e foi cancelado depois de duas semanas", comparou.
No feedback do público, ela ressaltou que entre os programas novos mais comentados no Twitter e no Facebook, 71% são não-roteirizados. Nos Estados Unidos, porém, ocorre o inverso: a maioria (72%) é roteirizado.
Na América Latina, considerados Twitter e Facebook, os programas mais comentados são as novelas. O primeiro lugar ficou com "Amor Eterno Amor", da TV Globo, seguido de "Los Graduados", da Argentina, e "Por Ella Soy Eva", do México. Os dados foram coletados entre 1 de janeiro de 2011 e 25 de marco de 2012.



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