Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 24 de abril de 2012

O jornalista e blogueiro Décio Sá morto a tiros no Maranhão

Do Repórter sem Fronteiras


O jornalista e blogueiro Décio Sá, de 42 anos, foi friamente abatido por um homem num bar de São Luís (Maranhão), a 23 de abril de 2012. Décio Sá trabalhava há 17 anos na editoria de política do diário O Estado do Maranhão, pertencente ao grupo Mirante de Comunicação. Também era o autor do Blogue do Décio (http://www.blogdodecio.com.br/), um dos mais consultados da região.

“Pedimos que se esclareçam todos os detalhes da morte de Décio Sá. Esse assassinato, rigorosamente planejado, deverá constituir um alerta para as autoridades no que toca à segurança dos jornalistas nas regiões Norte e Nordeste do país. Estas têm de garantir que os jornalistas possam trabalhar livremente e sem perigo quando denunciam casos de corrupção e tráficos de vária ordem. Após um ano de 2011 funesto para a imprensa brasileira, com três mortos, a tendência violenta parece prosseguir, com quatro jornalistas assassinados nos últimos três meses (http://es.rsf.org/brasil-o-assassinato-do-jornalista-paulo-14-02-2012,41876.html)”, declarou Repórteres sem Fronteiras.

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, declarou aos meios de comunicação que pensa tratar-se de um ato premeditado: “Foi um crime encomendado. As pessoas que entraram aqui no bar vieram com a intenção de executar o jornalista Décio Sá. As pessoas que testemunharam o fato disseram que o autor dos disparos não escondeu nem a cara. Realmente é um crime que demanda uma investigação diferenciada, nós iremos ao fundo da investigação.”

De acordo com vários testemunhos, o jornalista se encontrava no bar Estrela D’Alva, situado numa zona turística de São Luís, quando um indivíduo disparou seis vezes sobre ele e fugiu imediatamente com um cúmplice que o esperava na rua com uma moto. A polícia encontrou o carregador de uma pistola que seria compatível com as balas que mataram o jornalista. A suposta arma do crime é utilizada exclusivamente pela polícia, o que levanta novas questões sobre a identidade dos criminosos.

Em cinco anos de existência, O Blogue do Décio tornou-se um dos mais visitados do Maranhão. Os textos de Décio Sá abordavam temas de atualidade política, de corrupção e do crime organizado que afeta a região. O Brasil sofreu uma queda de 41 posições na última Classificação Mundial da liberdade de imprensa publicada por Repórteres sem Fronteiras, o que o coloca no 99º lugar entre 179 países (http://es.rsf.org/press-freedom-index-2011-2012,1043.html).

Nenhum comentário: