Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vote na foto brasileira do Prêmio Habitat da ONU


Por Edit Pinto da Silva
Repórter fotográfico, com larga experiência em veículos de comunicação em todo o País, SÉRGIO AMARAL é natural de São Paulo, onde construiu bela carreira há 35 anos. Depois disso viveu e trabalhou no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Atuou nos jornais O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense e na Revista Veja.
Profissional de qualidade ímpar e arguto já ganhou prêmios no Brasil e no exterior. Hoje trabalha como free-lancer para respeitados veículos de comunicação, sempre busca o melhor ângulo para retratar a cena como ninguém. É implacável!


Atento e disciplinado faz de sua câmera um veículo de debates, que levanta questões relevantes. SÉRGIO AMARAL é uma pessoa simples e que vê a vida através da câmera fotográfica como se disso dependêssemos para tomar rumos em nossas vidas. Sócio da Agência Pixel desde 2004, esse profissional da fotografia atende a clientes como as revistas Época, Isto É, Carta Capital, 4 Rodas, Caras e organismos como WWF Brasil, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Também atende clientes de instituições federais, Embaixadas creditadas em Brasília, Federações e Confederações de segmentos variados como comércio, indústria e Feiras Internacionais como de Negócios para o Futebol.
É o caso, agora, da fotografia RECIFES MANANCIAIS que concorre ao Prêmio Habitat da ONU, com o objetivo de discutir o rumo das cidades diante daquilo que passou a ser conhecido como superpopulação e que tem ocasionado transtornos a quem vive, em especial, nas metrópoles. Mas, que, sem dúvida vai acarretar danos ambientais, sonoros e outras mazelas às populações que veem nas grandes cidades a oportunidade de vencer na vida.
Nessa luta diária para retratar os dilemas e questões em geral ganhou Prêmio Esso de Fotografia em 1992 e o Grande Prêmio do Salão Finep de Fotojornalismo em 1996. Além disso, está em sua galeria a Medalha de Excelência Gráfica da SND-Society for News Design, categoria "Editor de Fotografia" pelo Correio Braziliense, o mais importante jornal diário da capital do País. È detentor, também, dos seguintes prêmios:
Fundación Del Nuevo Periodismo - presidida por Gabriel Garcia Márquez, menção honrosa, 2004
Prêmio Ayrton Senna, Menção Honrosa, jornal O Estado de São Paulo, 2002
Prêmio Libero Badaró, Menção Honrosa, jornal O Estado de São Paulo, 2001
SND-Society for News Design, Medalha de Excelência Gráfica, como editor de fotografia no Correio Braziliense, 2000
Prêmio Libero Badaró, Menção Honrosa, 1997
Salão FINEP de Fotojornalismo, Grande Prêmio com a foto "Abrigo de Menores", pelo Jornal da Tarde, 1996
Prêmio Esso de Fotografia, com "Novos Rebeldes", fotografia feita durante os dias do processo de Impeachment do então presidente Fernando Collor. Pela Agência Estado 1992
I Prêmio Fenícia de Imprensa- Melhor série de reportagens, pelo Jornal da Tarde, 1990
Prêmio "Porandubas" promovido pela PUC-SP, aberto a universitários em geral, 1980
Prêmio "Cena Brasileira", promovido pela Fotoptica (Thomas Farkas) e Editora Brasiliense, 1978
O texto que segue é um retrato daquilo que a cidade de Recife, capital do valioso estado de Pernambuco, pode se tornar caso não tenhamos um olhar crítico sobre as mazelas criadas, tanto por governos e cidadãos que não se preocupam em manter uma cidade sempre preparada para o bom convívio. Os nossos rios gritam, seus cílios são defenestrados. É preciso reagir!
"Emergência ! Um choque rápido ou o Recife morre de infarto ! Não é preciso ser médico para saber que a maneira mais simples de parar o coração de um sujeito é obstruindo suas veias. O modo mais rápido, também, de infartar e esvaziar a alma de uma cidade como Recife é matar seus rios e aterrar os seus estuários "
Trecho do manifesto "Caranguejos com cérebro", escrito em julho de 1992 pelo jornalista e músico Fred Zero Quatro.
Esse texto deu início ao movimento manguebeat, que revelou nomes como Mundo Livre S/A, Chico Science & Nação Zumbi, Mestre Ambrósio, entre outros.
(Revista da Cultura, texto de Guilherme Bryan)
DIANTE DISSO É QUE CONCORRO AO PRÊMIO ONU HABITAT – POR UM MEJOR FUTURO URBANO. São 15 profissionais de vários países.
Tenho a convicção de que posso vencer mais esta etapa em minha vida. E trazer esse prêmio para honrar o nosso País.
Por isso, peço o teu voto. Clique na imagem: quando ela abrir, na direita, ao alto, vá em ‘CLICAR’ e assim poderemos assegurar que essa vitória internacional, mais uma vez, será do Brasil.
Agradeço a tua coragem em dar um basta àquilo que não contribui para a melhor imagem de nossas importantes cidades.
SÉRGIO AMARAL

Nenhum comentário: