Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 15 de março de 2012

TV Brasil devolve 13 canais e TV Câmara ganha 59 novos canais

Enquanto a TV Brasil devolve 13 autorizações de estações retransmissoras de seu sinal, numa postura pouco convincente de quem pretende ser a emissora pública do Brasil, a TV Câmara ganha mais 59 canais do ministério das Comunicações.
No dia 14, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, autorizou a operação de novos canais - todos digitais - pela TV Câmara. Com a medida, a TV Câmara poderá transmitir sua programação em sinal digital aberto e gratuito em dezenas de cidades dos estados de São Paulo e de Minas Gerais, incluindo capitais e municípios do interior.

As consignações fazem parte do projeto de expansão do sinal da TV Câmara e vão integrar a Rede Legislativa de TV Digital. Cada canal digital poderá ser dividido em quatro opções de programação televisiva e será compartilhado com as outras emissoras da rede legislativa. Além da TV Câmara, a rede é formada pela TV Senado e pelas TVs das assembleias legislativas do respectivo estado e das câmaras municipais.
A implantação seguirá o seguinte cronograma:
  • Março de 2012: Inauguração das operações em Ribeirão Preto, Barretos e Jaú
  • Abril de 2012: Inauguração das operações em Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte
  • Agosto de 2012: Inauguração de operações em Palmas, Goiânia, Cuiabá e Vitória
  • Primeiro semestre de 2012: Inauguração de operações em Lavras, Sete Lagoas, Pouso Alegre, Jacareí, Bauru, São Carlos, Tupã, Campinas e Ourinhos.
A inauguração em outras cidades ainda depende da assinatura de acordos de cooperação com as câmaras municipais.

Por sua vez, a Empresa Brasileira de Comunicação, que opera a TV Brasil e a NBR-TV, decidiu devolver ao ministério 13 autorizações de RTV - repetidoras. Os estados que ficarão sem uma retransmissora prórpia da TV Brasil são: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. 
De acordo com o diretor-presidente da entidade, Nelson Breve, a EBC está abrindo mão dessas consignações porque a programação da emissora já chega através de parcerias com emissoras locais. Mas na maioria destes acordos, a TV Brasil é obrigado repassar recursos  financeiros ao grupo conveniado.

Nenhum comentário: