Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

EBC tem cinco novos conselheiros

Por Michèlle Canes, da Agência Brasil

Os cinco novos integrantes do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), representantes da sociedade civil, com mandato de quatro anos, já foram designados pela presidenta Dilma Rousseff, mas só tomarão posse no dia 13 de agosto.

São eles: Venício Artur de Lima, Enderson Araújo de Jesus Santos, Isaías Dias, Joel Zito Almeida de Araújo e Letícia Luiza Yawanawá. Eles foram escolhidos entre 15 nomes indicados e substituirão Daniel Aarão, João Jorge, José Martins, Maria da Penha e Murilo Ramos.
Segundo informações publicadas no site do Conselho Curador, a posse será no dia 13 de agosto durante a reunião ordinária do conselho. No edital do processo, buscou-se garantir a participação de indígenas, jovens e pessoas com deficiência, ou que tenham atuação em direitos humanos.
A seleção reservou 40% das vagas para a população negra, além de buscar garantir a equidade de gênero. Foi observada também a proporcionalidade por região do país.

Conheça os novos conselheiros:

O jornalista Venício Artur de Lima, é doutor e pós-doutor pela University of Illinois at Urbana-Champaign, nos EUA; professor titular de ciência política e comunicação da Universidade de Brasília; ex-membro do Conselho de Administração da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp); fundador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política. É autor de títulos como Comunicação e Cultura e Conselho de Comunicação Social: a Interdição de um Instrumento da Democracia Participativa.

Enderson Araújo de Jesus Santos é articulador de movimentos sociais e também produtor de conteúdos para o programa Câmara Ligada, da TV Câmara Federal. Vencedor do Prêmio Laureate Brasil de Jovens Empreendedores Sociais em 2012, é criador do Grupo de Jovens Comunicadores Mídia Periférica.

Isaías Dias é membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade) e diretor da Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, na área de respeito às pessoas com deficiência.

O cineasta Joel Zito Almeida de Araújo, é especialista em filmes e documentários sobre cultura negra no Brasil. É doutor em ciências da comunicação pela USP e cineasta. Ele foi diretor do filme O Negro na TV Pública no Brasil. Joel Zito também dirigiu A Negação do Brasil, trabalho que foi muito elogiado pela crítica.

Liderança indígena, Letícia Luiza Yawanawá é membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e também integrante da Coordenação Indígena da Amazônia Brasileira.


O Conselho Curador da EBC é composto por 22 membros e tem como prerrogativa aprovar anualmente e observar a aplicação do plano de trabalho e da linha editorial da empresa. O órgão também acompanha e fiscaliza a veiculação da programação.

Nenhum comentário: