Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Curso Oficina da Pauta ensina os segredos do fotojornalismo

Estão abertas as inscrições ao curso de fotojornalismo Oficina da Pauta, ministrado pela repórter fotográfica Tina Coêlho. O curso é destinado a pessoas que queiram aprofundar seus conhecimentos, em aulas teóricas e práticas, no processo de elaboração e funcionamento da fotografia nos meios de comunicação.
A Carga Horária é de 16  horas e a proposta do curso Oficina da Pauta é integrar o aluno às práticas do fotojornalismo, apresentando conceitos e técnicas utilizada pelos profissionais da área.
No roteiro da capacitação, temas como:

  • O papel do fotojornalista na sociedade atual
  • Máquinas, objetivas, flash e acessórios
  • As luzes e o olhar
  • Como fotografar gente, ação, natureza, paisagens
  • A linguagem de cada editoria
  • O pensamento e a informação
  • Uma reportagem fotográfica (entendendo o fluxo de trabalho)
  • A produção de uma pauta/ensaio fotográfico
  • Edição do material produzido
  • Legendas e montagem da pauta na página

Durante o curso o aluno deverá elaborar produzir e editar, um ensaio autoral de cunho jornalístico. Para aproveitar melhor o curso é necessário ter conhecimento básico de fotografia além de equipamento fotográfico.
O curso de fotojornalismo Oficina da Pauta acontece no sindicato dos Jornalistas profissionais do DF, entre os dias 10 e 19 de junho.
Datas das aulas: 10, 12, 13, 15, 17 e 19 de junho de 2015
Horários: dias 10,12, 15, e 17/06 das 19 às 21:30 hs.
               Sábado dia 13/06 de 9 às 12 hs, e dia 19/06 de 19 às 22 hs.

Mais informações, clique aqui.


Quem é Tina Coelho?

Repórter fotográfica há 25 anos, já trabalhou nos principais jornais e revista do país tais como o Correio Braziliense e revista Veja. Colaborou com a revista Choyce, de circulação internacional da ONU/Pnud.
Atualmente trabalha em projetos de fotografia, curadoria e edição, produzindo reportagens especiais, livros e exposições, na agencia Terra Imagem.
Participou de várias exposições coletivas, entre as mais importantes a “I Bienal de Fotojornalismo”, e o salão FINEP de jornalismo. Já realizou exposições individuais em Viena, no Chile, e no Brasil.
Autora de cinco livros: “Ecos de la Mitad del Mundo”, sobre o Equador, “Cantos e Encantos: pelos caminhos do Nordeste, sobre o Nordeste do Brasil, “Bens Negros”, sobre comunidades Quilombolas do Piauí, “Brasil nos Trilhos”, sobre a construção da Ferrovia Norte-Sul, e “Terra Negra, caminhos de luz”, sobre comunidades Quilombolas da Bahia.

Hoje se dedica a trabalhar com produção e execução de reportagens especiais de viagem, confecção de bancos de imagens, e livros, além de ministrar oficinas de Fotojornalismo em várias cidades brasileiras.

Nenhum comentário: