Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

TV Digital: Conversor a ser escolhido pela Anatel pode eliminar interatividade


Por Cosette Castro

No dia 29 de abril, em Brasília, o GIRED/Anatel irá definir o modelo das caixas de conversão digital que serão distribuídos para aos 14 milhões de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. Essa decisão pode acabar com o futuro da interatividade e da multiprogramação para TV digital no Brasil.
Isso porque as empresas de radiodifusão e de telefonia querem escolher de uma caixa de conversão mais barata, deixando de fora o grande diferencial da TV digital desenvolvida no Brasil: o uso da interatividade gratuita através do controle remoto e a multiprogramação.
Além disso, em coletiva de imprensa realizada na 3ª feira, dia 07/04, o conselheiro da Anatel e presidente do GIRED, Rodrigo Zerbone, afirmou que a compra dos conversores servirá como meio de aquecer a oferta de conversores no mercado.
Ou seja, a definição do padrão de interatividade não afetará somente a população de baixa renda, mas também a oferta e preço de conversores disponíveis no mercado para todos os lares que precisarão adaptar seu televisor para receber o sinal de TV digital. Por isso peço que entrem na campanha‪#‎InteratividadeSIM‬
 – Se você quer a interatividade nas caixas de conversão para a TV digital participe da campanha e garanta a multiprogramação e‪ #‎InteratividadenasTVsPúblicas
Formas de Participação:
1.Use as Hagtags #InteratividadeSIM e #InteratividadenasTVsPúblicas diariamente até o dia 29 de abril 2. Divulgue na sua cidade e estado a importância da interatividade na TV digital pública 3. Faça Selfie com um cartaz de apoio e poste em todas redes sociais #InteratividadeSIM #InteratividadenasTVsPúblicas 4. Faça um filme curto dizendo porque você apóia a TV digital poste em todas redes sociais 5. Acione os deputados e senadores do seu Estado e peça apoio a caixa de conversão com interatividade na TV digital 6. Converse com artistas que você conhece e peça apoio através de fotos, vídeos curtos e peça pra postarem em todas as redes sociais 7.Converse e discuta sobre isso na sua associação de classe, sindicato ou federação. Peça pros dirigentes fazerem fotos e/ou vídeo e postarem nas redes sociais Use as hagtags #InteratividadeSim e #InteratividadenasTVsPúblicas 8. Multiplique essa informação entre os formadores de opinião que você conhece e/ou admira 9.Mande mails e cartas para o Ministro Berzoini, das Comunicações e para o presidente do GIRED, Rodrigo Zerbone, na Anatel pedindo pela interatividade e pela multiprogramação, conforme rege o decreto 5820 de criação da TV digital no Brasil.

Nenhum comentário: