Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Brasília: Seminário sobre Conteúdos Interativos na TV Digital é nesta terça, 25/11

Os recursos da interatividade, presentes na televisão digital brasileira pelo middleware Ginga, desenvolvido em software livre no país, proporcionam a sinergia e a expansão dos serviços públicos nas diferentes áreas de atuação, como saúde, educação, segurança, cultura, previdência social, assistência social, além do acesso à informação e ao entretenimento.
Essa oferta de informações e serviços públicos para a população de baixa renda por meio de programas interativos em linguagem televisiva é uma experiência pioneira no mundo. Desde seu domicílio, e com um simples toque no controle remoto, é possível ter acesso a serviços de saúde, emprego e cursos, benefícios sociais, direitos da mulher e serviços bancários, dentre outros .
Além de acessar informações e serviços públicos de graça pela TV, é possível atualizar a programação audiovisual do canal em multiprogramação, e acessar conteúdos criptografados, como saldo e extrato da conta corrente ou do FGTS.
Seminário

Nesta 3ª-feira, 25 de novembro, das 9h às 18h, a EBC, o FNDE e o IBICT realizam o seminário Conteúdos Interativos para a Produção de Conhecimento e o Desenvolvimento Social. O evento abre espaço para a discussão da comunicação interativa voltada para a inclusão sociodigital, com foco no projeto Brasil 4D, que oferece informações e serviços para a população de baixa renda, por meio da televisão digital pública interativa. 
A abertura acontece às 9h, no auditório do edifício sede do FNDE (SBS, Q. 2, blo. F, subsolo). Ao longo do dia, renomados especialistas em comunicação digital interativa de todo o país e representantes das empresas parceiras do projeto de TV digital pública interativa Brasil 4D debaterão os Modelos de Interatividade na TV Aberta, os Conteúdos Digitais Interativos Multiplataforma: programas para TVDi, celulares, jogos, etc., e o Brasil 4D: Perspectivas para o futuro, conforme programação, anexa e abaixo.

BRASIL 4D

A missão de incluir social e digitalmente milhares de pessoas moveu a Empresa Brasil de Comunicação - EBC a conduzir e desenvolver o projeto BRASIL 4D com o apoio de diferentes instâncias de governo, empresas, universidades e da sociedade civil. O Brasil 4D é um projeto de política pública de comunicação digital e interativa, balizado pelos conceitos de: Desenvolvimento, Democracia, Diversidade e Digital.
O reconhecimento do Brasil 4D como ferramenta de comunicação inovadora e eficaz para a inclusão social pode ser traduzido pelos prêmios SET 2014, na categoria melhor “Projeto de interatividade para televisão”, o prêmio Frida 2014 de inovação, a menção honrosa oferecida pela Cumbre TV Abierta 2013 por sua contribuição para a TV aberta e o SET 2013, na categoria “Interatividade desenvolvida para a televisão digital terrestre baseada no middleware GINGA”.
Com o Brasil 4D a TV pública cumpre o objetivo de proporcionar a todos os brasileiros o direito de participar da tecnologia digital, para que todos tenham acesso a toda forma de conhecimento, aproximando as pessoas da cidadania plena, independentemente de classe social ou idade.

Informações essenciais

O Brasil 4D além de propiciar acesso a jogos educativos e filmes nacionais, aproxima o cidadão, a seus direitos. É uma janela de entrada dos serviços públicos à casa dos cidadãos. Na prática é o acesso a serviços públicos a um toque do controle remoto. Ele aproxima os beneficiários do programa Bolsa Família às informações essenciais para o seu dia a dia, tais como:


  • Benefícios Sociais: acesso aos programas ligados ao Cadastro Único, Bolsa Família, BPC Loas, cursos do Pronatec e muito mais;
  • Saúde: encontre a farmácia popular, campanhas de vacinação e aleitamento materno, médico da família ou hospital mais perto de sua casa;
  • Trabalho: ofertas de emprego e cursos de qualificação, informações sobre seguro desemprego, trabalhador autônomo, Programas de Microcrédito e Empreendedorismo;
  • Direito da Mulher: conheça a lei Maria da Penha, encontre a delegacia da mulher mais próxima, programas de saúde, educação e empreendedorismo voltado para as mulheres;
  • Educação financeira: acesse o extrato e saldo da sua conta corrente, poupança e FGTS, encontre as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal mais próximas e saiba como usar melhor seu dinheiro.

Mais informações, clique aqui.

Programação do Seminário Conteúdos Interativos para a Produção de Conhecimento e o Desenvolvimento Social

25 de novembro de 2014
9h -18h
9H - Abertura 
Exposição do objetivo final: construção da plataforma do conhecimento
- Drª Cecília Leite Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
- Wellington Mozarth Moura Maciel, Assessor de Educação Corporativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE
- André Barbosa Filho, coordenador geral do projeto Brasil 4D, Empresa Brasil de Comunicação, EBC

9h15 - 10h30
Estado da Arte da TV Digital  Interativa 
Palestrante: André Barbosa Filho - EBC

10h30 - 12h
Brasil 4D: Perspectivas para o futuro
Palestrantes: 
Rodrigo Mulinari (BB) - A experiencia de interatividade no BB
Helder Santos (TOTVS Software) - Possibilidades interativas no Brasil 4D
Paulo Iasbeck (INCOD-UFSC) - Design interativo e usabilidade
Ricardo Nascimento (HMA TV/Visent) - Novas formas de medir as audiências
Prof. Marcio Wolers (Unicamp) - Brasil 4D, economia e desenvolvimento
Mediação: André Barbosa Filho - EBC 

12h
Mostra de Conteúdos Digitais Interativos multiplataforma produzidos por empresas públicas e privadas

14h - 15h30
Modelos de Interatividade na TV Aberta  - Análise de projetos existentes 
Palestrantes: 
- Prof.ª Drª Cosette Castro (PUC-DF) - Panorama da produção de conteúdos digitais interativos:expertise, modelos produção.
- Wellington Maciel (FNDE) - Demanda por conteúdos interativos para a assistência técnica do FNDE

15h30 às 17h30
Conteúdos Digitais Interativos Multiplataforma: programas para TVDi, celulares, jogos, etc.
- Prof. Guido Lemos - Interatividade plena do Ginga,Tecnologia 4K (LAVID/UFPb)
- Prof. Marsal Ávila Alves Branco (FEEVALE-RS, games interativos)
- Prof. Gilson Barreto - Aplicativos par tablets (UFG)
- Mediação: Drª Cecília Leite Oliveira (IBICT)

17h30 - 18h
Apresentação da Plataforma do Conhecimento
 - Cecília Leite, diretora do IBICT
Lançamentos de livros e revistas 

Nenhum comentário: