Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

TV Cidade Livre exibe documentário que denuncia contaminação de crianças com agrotóxicos

A TV Cidade Livre de Brasília, canal 12 da NET, exibe de 5 a 10 de julho o documentário Pontal do Buriti: brincando na chuva de veneno. Produzido pelo Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo, com o apoio da Pastoral da Terra, ele trata de gravíssima denúncia de contaminação por agrotóxico ocorrida no município Rio Verde, Goiás, afetando a saúde da comunidade local.

"Em 1 de maio de 2013,  a partir das 9 horas da manhã, uma aeronave da empresa Aerotex Aviação Agrícola Ltda sobrevoou a Escola Municipal Rural São José do Pontal, localizada no município de Rio Verde, "pulverizando" , com o veneno Engeo Pleno da Syngenta, aproximadamente 100 pessoas, entre elas crianças, adolescentes e adultos,  que encontravam-se na área externa do prédio, na hora do recreio. Algumas crianças e adolescentes, "encantados" com a proximidade com que passava o avião, receberam um banho de elevadas "doses" do agrotóxito.

Esse não é um caso isolado. Esta é uma  realidade do agronegócio no Brasil", diz o texto de apresentação do documentário, com 34 minutos de duração, que, certamente não será exibido em nenhuma emissora comercial, onde as transnacionais de agrotóxicos são grandes anunciantes.

Confira abaixo as datas e horários de exibição do documentário:

Dia 5 - Sábado - 9h.
Dia 6 - Domingo - 18h30 e Meia noite
Dia 10 - Quinta-feira - 14h30, 18h e 23h

Nenhum comentário: