Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Grupo Tortura Nunca Mais homenageia jornalista Luiz Cláudio Cunha

Jango, Amarildo e Wikileaks 
ganham Medalha Chico

Mendes 
no cinquentenário do golpe de 1964



O Grupo Tortura Nunca Mais, do Rio de Janeiro, acaba de divulgar a relação dos homenageados com a Medalha Chico Mendes de Resistência, que completa sua 26ª edição em 2014, no ano do cinquentenário do Golpe de 1964.
Foram agraciados 13 pessoas, cinco delas in memoriam, numa lista que inclui o ex-presidente João Goulart, o pedreiro Amarildo de Souza (desaparecido na UPP da Rocinha), o ex-deputado Luiz Maranhão (do Comitê Central do Partido Comunista, Adriano Fonseca Filho (guerrilheiro do PCdoB desaparecido no Araguaia) e Marcos Antônio da Silva Lima (marinheiro assassinado na ditadura).
Completam a lista o jornalista Julian Assange (fundador do WikiLeaks), o teatrólogo Amir Haddad (do grupo Grupo Tá na Rua), o cacique Ládio Veron (da Nação Guarani-Kaiowá), o advogado Manoel Martins (ex-preso-político), o morador de rua Rafael Braga (preso nas manifestação de junho passado), os promotores Raquel Dodge (subprocuradora da República) e Sérgio Suiama (procurador do Ministério Público Federal/RJ) e o jornalista Luiz Cláudio Cunha, autor do livro Operação Condor: o Sequestro dos Uruguaios.
O prêmio Chico Mendes foi criado em 1988 para homenagear pessoas e grupos engajados na luta por direitos humanos, em aberta reação à ‘Medalha do Pacificador’ regularmente concedida pelo Exército a nomes denunciados por violações aos direitos humanos. Alguns dos agraciados pelo Exército são o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, criador do DOI-CODI paulista, e os delegados do DOPS Sérgio Fleury (SP) e Pedro Seelig (RS), frequentemente responsabilizados por torturas em presos políticos durante o regime militar.
Desde 1989, alguns dos agraciados com a Medalha Chico Mendes são o cardeal Paulo Evaristo Arns, o promotor Hélio Bicudo, os jornalistas Barbosa Lima Sobrinho, Luís Fernando Veríssimo e Alceu Amoroso Lima, o arquiteto Oscar Niemeyer, o sociólogo Herbert de Souza, o educador Paulo Freire, a deputada Luíza Erundina e a estilista Zuzu Angel, além de entidades como Anistia Internacional, a Comissão de Justiça e Paz de SP, a Human Rights Watch e o Centro de Mídia Independente, entre outros.
A Medalha Chico Mendes tem como promotores, além do Grupo Tortura Nunca Mais, outras 14 entidades, entre elas a ABI, a Comissão de Direitos Humanos da OAB do Rio de Janeiro, o MST, o Centro pela Justiça e Direito Internacional (CEJIL), a Justiça Global, o PCB, a Rede de Movimentos e Comunidades contra a Violência e o Comitê Chico Mendes.

A entrega da 26ª Medalha Chico Mendes de Resistência de 2014 será realizada no dia 1º de abril, às 18h, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFRJ – CACO -, na rua Moncorvo Filho, nº 8, Praça da República, no centro do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: