Caros leitores e leitoras.

domingo, 29 de dezembro de 2013

Tupac Katarim, satélite boliviano, já está no espaço


Imagen activaLa Paz, 28 dez (Prensa Latina) No meio das festividades natalinas os bolivianos seguiram de perto a trajetória do Túpac Katari, primeiro satélite de telecomunicações do país que conseguiu se localizar nesta semana em sua órbita final.
Alexis Andrade, servidor público da Agência Boliviana Espacial, explicou que no passado 24 de dezembro o aparelho -de 5,5 toneladas e fabricado de titanio, aluminio e aço- completou sua sexta volta ao redor da Terra.

Dia 27/12, o aparelho entrou em sua órbita final, para depois ingressar em um último período de prova que durará ao redor de três meses, pontuou Andrade. Não só são comprovações aos canais de comunicação, senão também aos diferentes subsistemas que o compõem, complementou o engenheiro.

Túpac Katari foi lançado em 20 de dezembro passado desde o Centro Espacial de Xi Guan, na China, e tem como objetivo levar a todo o território nacional os sinais de telefonia móvel, televisão, rádio e acesso a Internet.

A Agência Boliviana Espacial foi a encarregada da construção e lançamento do satélite, a capacitação do pessoal na China e a edificação de duas estações de monitoramento nas localidades de Amachuma, na cidade de El Alto y La Guardia , em Santa Cruz.

As operações do Túpac Katari -nome que lhe vem de um líder indígena decapitado e queimado pelos colonizadores espanhóis- começarão em abril de 2014 chegando com seus serviços aos 337 municípios do país.

O satélite orbitará a 36 mil quilômetros de altura na linha do Equador a 87,2 graus de longitude oeste.

Nenhum comentário: