Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Curso de formação em mídia e direitos humanos tem incrições abertas, em Brasília.

O Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social inicia, neste mês de novembro, uma série de debates que abordarão a relação dos meios de comunicação com os direitos humanos. Com o objetivo de capacitar lideranças de movimentos sociais e comunicadores comunitários, o “Ciclo de Formação Mídia e Educação em Direitos Humanos”, fruto de um convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ocorrerá em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, envolvendo, em cada local, 30 representantes de entidades e organizações da sociedade civil.

Em Brasília, as oficinas ocorrerão nos dias 30 de novembro e 01, 07 e 08 de dezembro. Com elas, pretende-se promover uma reflexão com pessoas que lidam diretamente com direitos humanos ou que representam grupos que, cotidianamente, têm seus direitos violados. Por isso, além do objetivo mais geral da capacitação, o Ciclo quer incentivar que as violações sejam denunciadas e que os direitos sejam exigidos. Para tanto, as oficinas abordarão história, princípios e características dos direitos humanos, bem como a trajetória de lutas de negros e negras, mulheres, população LGBT, crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Especialistas e profissionais com atuação nessas áreas serão convidados para a mediação dos conteúdos. O curso também contarpa com uma apostila e com vídeos que apresentam casos concretos de violação de direitos. 

Após a fase de realização das oficinas nas cinco cidades, será realizado um Seminário Nacional que envolverá representantes do setor público, integrantes de entidades de direitos humanos, além de participantes dos ciclos locais. Durante o Seminário, o Intervozes também lançará um Guia de Mídia e Direitos Humanos, que será distribuído a profissionais de comunicação como forma de orientá-los na cobertura sobre temas relativos aos direitos de minorias historicamente excluídas.
Para participar das oficinas, é preciso preencher a ficha de inscrição, disponível na seção “Inscreva-se nas oficinas” no sitewww.intervozes.org.br/direitoshumanos. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

Confira abaixo a programação das oficinas que serão realizadas em Brasília*

Dia 30 de novembro (sábado)
9h - Formação geral sobre Direitos Humanos - realidade à luz dos direitos humanos, construção, princípios e características dos direitos humanos, mecanismos internacionais de proteção de direitos. 
14h - Direito à Comunicação - conceito, indicadores e programas nacionais de direitos humanos.
18h - Roda de conversa sobre liberdade de expressão e direito à manifestação

Dia 01 de dezembro (domingo)
9h - Direitos das mulheres e sua representação midiática
14h - Direitos de negros e negras e sua representação midiática

Dia 07 de dezembro
9h - Direitos de crianças e adolescentes e sua representação midiática
14h - Direitos da população LGBT E sua representação midiática

Dia 08 de dezembro
9h - Direitos das pessoas idosas e sua representação midiática
14h - Direitos das pessoas com deficiência e sua representação midiática
17h - Apontamentos de BSB para Seminário Nacional

Local: Sindicato dos Jornalistas do DF
(SIG Quadra 2 lotes 420/430/440 - City Offices Jornalista Carlos Castello Branco - Cobertura C13)

Nenhum comentário: