Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Rádio católica italiana demite dois jornalistas que criticaram o Papa

Do Opera Mundi


Eles estavam há dez anos na emissora
 e leram no ar um artigo chamado
 "Esse papa não gosta de nós
"


Dois jornalistas italianos foram demitidos da emissora católica Radio Maria, de Roma, após criticar o papa Francisco em um artigo intitulado “Esse papa não gosta de nós”, publicado pelo jornal conservador "Il Foglio", que divulgou na sexta-feira (11/10) o incidente.
Em comunicado enviado ao veículo, os jornalistas Alessandro Gnochi e Mario Palmaro disseram que o diretor da rádio, o padre Livio Fanzaga, fez uma ligação para demiti-los após dez anos no ar.
No artigo, publicado na quarta-feira passada, os jornalistas afirmam que os atos e gestos do papa Francisco são "uma demonstração de relativismo moral e religioso" e destacam que a "atenção do circuito midiático-eclesiástico" está se concentrando "na figura de Francisco e não na de [São] Pedro".
"O padre Livio sustenta que não se pode ser locutor da Radio Maria e ao mesmo tempo criticar o papa" afirmaram os jornalistas.
"Como não compartilhamos essa linha editorial, registramos o fato e sublinhamos de todas as formas que nossas críticas ao papa Francisco não contêm nem uma só linha que não se atenha à doutrina católica e que não tenham sido expressadas nos microfones da Radio Maria", explicaram os dois na nota.
Os jornalistas defenderam a liberdade de expressão e disseram que as opiniões são "discutíveis, certamente, mas legítimas" e que o caso é um fato "raro" na prática jornalística.
Eles acrescentam que, durante os dez anos de trabalho na emissora católica, puderam abordar "temas mais delicados com total liberdade" graças a seu diretor, por isso - sustentam - "essa decisão torna mais amargo" o episódio. 

Nenhum comentário: