Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Saúde pública do DF é tema de programa de rádio

Com base em informação da Ascom da Secretaria de Estado de Saúde - DF

No governo Cristovam Buarque, sob a administração da secretária Maria José Maninha, a a secretária de Saúde do DF implantou o TV Saude. O projeto idealizado pelo jornalista Chico Sant'Anna, editor deste blog e à época diretor do departamento de Comunicação em Saúde da SES, consistia numa rede de TV em circuito fechado, capaz de ser assisitida em todas as unidades de atendimento em saúde do Distrito Federal. Dos grandes hospitais às pequenas unidades do Saúde em Casa.

Leia também:

Mídia das Fontes: Fiocruz lança emissora de TV voltada à saúde


O projeto que tinha a capacidade de se comunicar com dois milhões de pessoas/ano, agora é fonte de inspiração para uma nova iniciativa da Comunicação Social da secretaria de Saúde do DF . No governo Roriz o projeto foi desativado e a programação educativa e jornalística em Saúde deixou de ser levada à população do DF.
Agora, a secretaria de Saúde retoma a idéia com o programa radiofônico Saúde Para Todos. Este nome, por sinal, era o slogan da secretaria na administração da ex-deputada Maria José Maninha.
Oferecer dicas de saúde, informar a comunidade sobre campanhas de vacinação e divulgar os investimentos na rede pública de saúde do DF. São os objetivos do programa Saúde Para Todos, que estreia na quarta-feira (18), às 8h, na Rádio Cultura FM (100,9) - com reprise às 13h e às 18h30.

O programa é resultado de uma parceria entre as secretarias de Cultura e de Saúde - que ficará responsável pelo conteúdo. Cada programa terá a duração de seis minutos e será apresentado pelo jornalista Vinício Aguiar. "Nossa meta é prestar serviço, além de promover debates e entrevistas sobre temas ligados à saúde. Para isso contaremos com a participação de especialistas e gestores da saúde", explica o jornalista.

Aqui, mais uma diferença, na experiência do TV Saúde, a equipe de profissionais de Comunicação dos quadros da secretaria de Saúde é que era a responsável pela produção dos conteúdos . Na nova experiência, um profissional vindo do mercado da mídia foi o escolhidos. O jornalista e radialista Vinício Aguiar, que atua há 28 anos em veículos de comunicação, entre eles a Rádio América do RJ, TV Globo, TV Câmara e Record News Brasília, será o responsável pelo programa.

O programa de estreia trará uma entrevista com a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Coelho Cunha. Entre os temas discutidos estão a vacinação contra a varíola e as ações de combate a dengue, que serão lançadas na próxima quinta-feira (19).

O lançamento do programa Saúde Para Todos faz parte de uma nova estratégia de comunicação da Secretaria de Saúde voltada para o rádio. "A intenção é levar essa proposta também às rádios comunitárias. Afinal, o rádio ainda é o veículo mais rápido e próximo da população. E os assuntos da saúde precisam ter esse alcance", conta o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

Nenhum comentário: