Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Viagem de Jornalistas e blogueiros de Brasília e de São Paulo ao Irã é tema de documentário


Entre os dias 9 e 19 de março de 2011, uma delegação de jornalistas brasileiros realizou uma viagem político-cultural ao Irã a convite do ministério do Turismo da República Islâmica do Irã, na gestão do então presidente, Mahmoud Ahmadinejad.

Leia também:


A delegação foi composta por Beto Almeida, Paulo Miranda e Helena Iono (da TV Cidade Livre, o canal comunitário de Brasília), FC Leite Filho (do blogCafé na Política), Chico San'Anna (do programa Diplomacia - Revista de Política Internacional da TV Senado), Isabel Fleck (à época jornalista do Correio Brasiliense), Luís Cabral e Bruno Mascarenhas (da TVT - TV dos Trabalhadores, de São Paulo).
Os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer lugares históricos, desde o acervo arqueológico da antiga Persépolis, capital do Império da Pérsia, do Irã medieval, das mesquitas islâmicas e bazares tradicionais como os existentes em Isfahan e Shiraz. Além da cidade de Yazd, inserida no território desértico do Irã e que para enfrentar as dificuldades ambientais criou uma infindável teia de canais de água equipados com  sistemas de ventilação. Tudo com base na sabedoria herdada milenarmente.
Não faltaram oportunidades para encontros com autoridades políticas e culturais, particularmente em Teerã, onde foram realizadas visitas a museus nacionais e parques verdejantes, freqüentados por jovens estudantes e pessoas receptivas e cultas.
Tudo isso agora virou um documentário do Canal Comunitário de Brasília, a TV Cidade Livre.  A estréia foi dia 14, mas está prevista reexibições  dia 18 - 3ª. feira, às 18 horas.
O documentário também está disponível na internet no endereço  https://vimeo.com/68415869



Nenhum comentário: