Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Jornalistas e Radialistas fecham acordo com EBC e suspendem indicativo de greve


Chega ao final o impasse na negociação da data-base 2012 da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), holding que congrega a TV Brasil, Canal NBR, Agência Brasil de Notícias e Rádio Nacional, esta responsável pela produção da primeira meia-hora do programa A Voz do Brasil.
Em assembleia realizada na quarta-feira (12/12), na sede da empresa, em Brasília, os trabalhadores aprovaram a última contraproposta da diretoria da empresa. Com isso, foi cancelada a paralisação dos empregados que havia sido aprovada na semana passada e estava prevista para esta quinta-feira (13).

 A proposta aprovada prevê:
- Reajuste salarial de 5,45% (índice da inflação);
- Aumento de 12% no tíquete-alimentação;
- Ampliação em 20% do valor do auxílio-pessoas com deficiência;
- Acréscimo na ocupação nos cargos de coordenação por concursados de 40% para 60%.

Os  representantes dos sindicatos dos Radialistas e Jornalistas, bem como da Comissão dos Empregados da EBC e da Confederação Nacional dos  Trabalhadores em Comunicação e Publicidade (Contcop), presentes à  assembleia, consideraram a contraproposta da empres a limitada, apesar de estar de acordo com a  conjuntura política e econômica, e avaliam que os benefícios conquistados só  foram possíveis por causa da mobilização dos trabalhadores.

"Durante a maior parte da negociação, a proposta da direção da empresa era zero de ganho real tanto no salário quanto nos benefícios. E a questão de aumentar o número de pessoas do quadro em cargos de coordenação já havia sido rejeitada pela empresa várias vezes. Não é o que queríamos, mas houve avanço a partir da mobilização dos trabalhadores", destaca a primeira-secretária do Sindicato dos Jornalistas, Juliana Cézar Nunes. 

"Esbarramos na intransigência do governo federal em um pleito que não teria impactos significativos no orçamento. Mas graças à mobilização e pressão dos trabalhadores, fomos além do que o Ministério do Planejamento e a direção da empresa estavam oferecendo. Embora longe do que queríamos, esses avanços são frutos da nossa luta e mere cem ser reconhecidos", afirma Jonas Valente, secretário-geral do SJPDF.

Nenhum comentário: