Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Brasil: Telebrasil: 81 milhões tem acesso à banda larga

 Do Pay-TV news
Dos 81 milhões de acessos, 77% são em banda larga móvel
O Brasil rompeu a barreira de 80 milhões de conexões à Internet em banda larga, aponta levantamento da Telebrasil. Apenas nos últimos 12 meses, as operadoras ativaram 32 milhões de acessos, um crescimento de 64% frente ao montante apurado em agosto de 2011, chegando a 81 milhões de acessos.
De acordo com a entidade que reúne as principais operadoras do País, de janeiro a agosto deste ano, 21,7 milhões de novas conexões em banda larga foram ativadas, “num ritmo de crescimento 57% mais alto que o mesmo período do ano passado, quando foram ativados 13,7 milhões de acessos".
Mobilidade
A banda larga móvel, acessada por meio de smartphones ou modems, somou 62,4 milhões de conexões, praticamente dobrando sua base de assinantes nos últimos 12 meses, com crescimento de 97%. Este crescimento acompanhou a expansão das redes 3G, que em agosto estavam em 3.049 municípios brasileiros, atendendo a 85% da população do País. “Só neste ano, 399 novos municípios foram conectados em 3G. A atual cobertura de terceira geração supera em mais de três vezes as obrigações do edital, que previa alcançar 928 municípios em abril de 2013”, informa a associação.
A maior parte dos acessos móveis, 49,7 milhões deles, são em celulares de terceira geração, incluindo os smartphones. Outros 12,7 milhões de conexões são de terminais de dados, como os minimodems de conexão à Internet. E, entre estes terminais de dados estão cerca de 6 milhões de chips M2M, que fazem a conexão entre máquinas.
Fixos
Os acessos em banda larga fixa alcançaram 18,9 milhões de conexões no período, ampliando sua base em cerca de um milhão de novas conexões desde agosto do ano passado. A infraestrutura para a banda larga fixa chega a todos os municípios brasileiros e é por meio dela que as concessionárias levam Internet gratuita de alta velocidade a mais de 61 mil instituições de ensino no Programa Banda Larga nas Escolas.

Nenhum comentário: