Caros leitores e leitoras.

domingo, 5 de agosto de 2012

Por uma política de comunicação, Venício lança livro dia 16/8

Por Leite Filho, publicado originalmente em Café na Política


Incansável batalhador pela democratização dos mass media, o pesquisador e professor da Universidade de Brasília, Venício A. Lima, lança dia 16, uma quarta-feira, às 19 horas, no restaurante Carpe Diem, da 104 Sul de Brasília, o livro “Política de Comunicações: Um Balanço dos Governos Lula”, pela Publisher Brasil Editora, de São Paulo. Ele aborda uma questão que até hoje intriga o pensamento de vanguarda: por que o Governo popular, que fez uma política revolucionária no campo social e na política internacional, não enfrentou o nosso apagão comunicacional?
Venício vai aproveitar a oportunidade para também lançar a segunda edição do “Liberdade de Expressão x Liberdade de Imprensa”, com o prefácio do prof. Fábio Konder Comparato, em que procura explicar didaticamente a confusão que a mídia tradicional faz da verdadeira liberdade de expressar o pensamento do poder de impor este mesmo pensamento através de uma imprensa sustentada por grandes oligopólios. Vinícius nos deu uma vídeo-enrtrevista (Youtube e TV Cidade Livre, Canal 8 da Net) sobre seus livros, que postaremos neste final de semana.
A seguir, breve resumo dos dois livros:
Política de Comunicações: Um Balanço dos Governos Lula. 
Em 89 artigos, o pesquisador e professor titular de Ciência Política e Comunicação da UnB discute as razões pelas quais no Brasil, ao contrário do que ocorre hoje, por exemplo, em outros países vizinhos, encontra-se tanta resistência para que se avance em uma área vital para a consolidação da democracia.
A obra não é apenas um acompanhamento crítico das iniciativas governamentais em relação às políticas públicas de Comunicações, mas traça a cronologia da discussão sobre as ações no setor, destacando também seus principais atores e interesses pela abordagem de cinco grandes temas: o debate sobre o marco regulatório, os recuos, os avanços, os balanços das ações de cada ano e, por fi m, o contexto e as estratégias.
O objetivo de Política de Comunicações: Um Balanço dos Governos Lula é contribuir para um debate necessário e que, até pouco tempo atrás, excluía a maior parte da população. Afinal, ao contrário do que ocorre em áreas como saúde, salário mínimo, emprego, educação ou habitação, o direito à comunicação ainda não é algo tão difundido na sociedade, o que fazcom que a agenda pública nesse setor fi que entregue aos grupos privados de comunicação.
Serviço:
Livro: Política de Comunicações: Um Balanço dos Governos Lula
Autor: Venício A. de Lima
Editora: Publisher Brasil
Contato: (11) 3813-1836
Preço: R$ 40,00
ISBN: 978-85-85938-63-4
N° de páginas: 328
Liberdade de Imprensa x Liberdade da Imprensa – As expressões liberdade de imprensa e liberdade de expressão têm sido utilizadas como sinônimos, principalmente pelos meios de comunicação de massa, nos últimos anos. Defende-se o direito de informar qualquer coisa como se esse assegurasse o direito à liberdade de expressão da sociedade como um todo.
Mas, mesmo no marco do pensamento liberal, essa tese não se sustenta. E este livro do sociólogo e doutor em Comunicação Venício A. de Lima investiga exatamente essa questão.
A segunda edição de Liberdade de Expressão X Liberdade da Imprensa, também editado pela Publisher Brasil Editora, traz 16 novos artigos, introduzindo novas discussões surgidas após a 1ª Conferência Nacional de Comunicação. “Trata-se, na verdade, de sugerir
questões – ainda que de maneira simplifi cada e breve – que ajudem a compreender se a minha ou a sua, leitor(a), liberdade de expressão pode ser considerada igual , equivalente ou simétrica à liberdade de imprensa de um grande grupo empresarial de mídia. A diferença entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa realmente existe?”, questiona Venício.
O prefácio da obra é do professor e jurista Fabio Konder Comparato e, além das refl exões
do autor, o livro tem anexos como a Declaração de Virginia, a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, o capítulo da Comunicação da Constituição de 1988, a Declaração de Chapultepec e a Declaração de princípios
sobre liberdade de expressão. Liberdade de Expressão x Liberdade da Imprensa é uma obra obrigatória para se fazer com consistência o debate a respeito da comunicação.livros@publisherbrasil.com.br
Serviço:
Liberdade de Expressão x Liberdade da Imprensa
Venício A. de Lima
Publisher Brasil Editora
R. Senador Cesar Lacerda Vergueiro, 73
05435-060 – Vila Madalena – São Paulo/SP
11 3813-1836

Nenhum comentário: