Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Brasília: TV Comunitária Cidade Livre comemora 15 anos

Por Paulo Miranda*
            Brasília tem 52 anos e já tem uma TV Comunitária que está a comemorar 15 anos. Desde 13 de agosto de 1997, o canal comunitário do DF – canal 8 na NET e na web www.tvcomunitariadf.com.br – veicula as produções alternativas da cidade, oferece o acesso público e capacita jovens e adultos por meio do seu pontão de cultura TV em Movimento - Escola de Mídia Comunitária, em parceria com o Ministério da Cultura.
            Terceira a ser criada no país, depois dos canais de Porto Alegre e Rio de Janeiro, a emissora tem a cara do Brasil por receber vídeos de todos os cantos do país, e das Américas, ao fazer rede com a Telesur (www.telesur.net), uma tevê que traz um olhar libertador dos nossos povos para uma cidade sede de embaixadas e organismos internacionais.
            Para marcar o aniversário da emissora, a Câmara Legislativa, por meio do deputado distrital Joe Valle (PSB), realiza uma Sessão Solene, na segunda-feira, dia 13, a partir das 19h, com a cara da comunidade, com dança cigana de crianças com síndrome de down do grupo Namastér e shows do Liga Tripa, Márcio Bomfim e Rodrigo Vivar.
            “Ocupar o canal, produzir e transmitir” foi o lema principal desses primeiros 15 anos. Porém, para os próximos anos, a TV Comunitária sonha com o acesso ao modelo de tevê digital na onda aberta, sede própria e a criação de um Fundo Distrital de Desenvolvimento da TVCom e das Rádios Comunitárias.
            Em parceria com a Abccom – Associação Brasileira de Canais Comunitárias, a TVComDF apoia a luta da entidade junto à presidenta Dilma Rousseff, à ministra da Secom, Helena Chagas, e ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pela criação de um Fundo Nacional de Desenvolvimento das Rádios e TVs Comunitárias, seguindo o modelo de financiamento existente no Canadá e nos Estados Unidos. A ideia é viabilizar a regionalização da comunicação e gerar emprego e renda.
*Paulo Miranda é jornalista e fundador da TV Comunitária de Brasília.

Nenhum comentário: