Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Terminam dia 2/8 as inscrições para o XI Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado

Estudantes universitários (da graduação) de todo o Brasil têm a oportunidade de participar do XI Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, que acontecerá em São Paulo nas manhãs de 6 sábados: 4, 18, 25 de agosto; 1º, 15 e 29 de setembro .

Os interessados devem inscrever-se até às 23h 59min de 2 de agosto ( quinta-feira)  clicando aqui  e comparecer ao Encontro de Confraternização e Seleção no dia 4 de agosto, às 9h, na Matilha Cultural: Rua Rego Freitas, 542, Vila Buarque ( próximo à Igreja da Consolação / Praça Roosevelt, 250 metros da Estação República do Metrô ).

Juristas, militares, policiais, jornalistas e especialistas em Relações Internacionais ministrarão conferências de imprensa e concederão entrevistas coletivas sobre as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência. Também abordarão o trabalho da imprensa nestes contextos. Além disso, será apresentado o perfil da ação humanitária do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em cerca de 80 países.

O XI Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações do Conflito Armado e Outras Situações de Violência é realizado no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, tem coordenação pedagógica do jornalista João Paulo Charleaux e oferece 20 vagas exclusivamente a estudantes universitários da graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo.

O Encontro de Seleção e Confraternização contará com a presença de Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai .

Promovido pelo CICV em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o curso conta com o apoio do SINPRO-SP - Sindicato dos Professores de São Paulo , Câmara Municipal de São Paulo,  Cátedra UNESCO de Comunicação,  Matilha Cultural , Hospital Premier / MAIS - Modelo de Atenção Integral à Saúde e  da Coordenação dos Cursos de Jornalismo da ECA-USP, PUC-SP, Mackenzie, Metodista-SP, Cásper Líbero e ESPM.

Método de seleção

Dia 4, será aplicado um Teste após a sessão de esclarecimento de dúvidas dos presentes com a coordenação do Projeto Repórter do Futuro e da palestra de Felipe Donoso sobre o Direito Internacional Humanitário e as principais atividades do CICV em todo o mundo.

Nada de " pegadinhas ".
O objetivo do Teste é conhecer melhor cada um dos candidatos e saber do seu interesse pelo tema .

As respostas ao questionário serão copiadas, sem identificação do estudante ( nome e faculdade ) e entregues aos membros da banca examinadora – composta por representante  de cada uma das instituições promotoras deste curso. Os questionários passam a ser identificados apenas por números, garantindo-se absoluta isenção no processo de escolha.

Reembolsa

Como nos demais cursos modulados do Projeto Repórter do Futuro , irá vigorar o princípio da Reembolsa. Isso significa que o estudante aprovado confirma sua matrícula entregando um cheque no valor de um salário mínimo, pós-datado para 29 de setembro: dia da avaliação e entrega dos Certificados.

O cheque não será depositado. Será, sim, devolvido ao aluno que queira celebrar o Pacto de Reembolsa com a OBORÉ , ou seja, que se disponha a cumprir as quatro condições relacionadas a seguir:

1 – Comparecer, pontualmente, às 4 Conferências de Imprensa/Entrevista Coletiva do curso e ao dia de avaliação.

2 – Produzir um texto sobre cada uma das Conferências/Entrevistas e enviá-lo à Coordenação Pedagógica, via email – reporterdofuturo@obore.com, até o meio-dia da terça-feira seguinte.

3 – Comparecer  ao menos a um atendimento individual com a Coordenação Pedagógica para análise dos textos produzidos ao longo do curso.

4 – Publicar , até 27 de setembro, ao menos uma matéria relacionada ao tema do módulo, em qualquer veículo de comunicação que tenha editor responsável.

Programação:

4 de agosto
9h - Encontro de confraternização e seleção de candidatos. Palestra com Felipe Donoso, chefe da Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Local: Matilha Cultural - Rua Rego Freitas, 542

18 de agosto
8h30 - Oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), sobre a relação do Exército com a imprensa.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ - Rua Rego Freitas, 454, 8º andar

25 de agosto
8h30 – Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV, sobre as normas aplicáveis em conflitos armados e outras situações de violência e as contribuições do CICV.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ

1° de setembro
8h30 – Coronel André Vianna, da reserva da Polícia Militar de São Paulo, sobre as normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ

15 de setembro
8h30 - Cláudia Antunes, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo, sobre a cobertura de conflitos armados e outras situações de violência.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ

29 de setembro
8h30 - Cerimônia de encerramento.
Exposição de Reginaldo Nasser, professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP, sobre a cobertura jornalística de política externa, além dos atores tradicionais.
Local: Câmara Municipal - Auditório Sérgio Vieira de Mello - Viaduto Jacareí

Nenhum comentário: