Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Senado publica livro sobre opinião pública e o Legislativo

A Edições Técnicas do Senado Federal lançou a obra “O Legislativo Brasileiro: funcionamento, composição e opinião pública”.  O livro, com 177  páginas, reúne seis artigos acadêmicos que analisam, entre outros temas, a imagem do parlamento frente à opinião pública e à mídia impressa. Os períodos analisados variam entre os anos de 1987 e 2004.
“Os capítulos deste livro cobrem aspectos que vão desde os diagnósticos da popularidade de nossas instituições democráticas, medida nos resultados de pesquisas de opinião e na imagem do Senado
> retratada na mídia impressa, até investigações de como a estrutura do processo decisório tem afetado as trajetórias políticas dos nossos parlamentares – tanto em âmbito federal quanto estadual e municipal –
> inclusive no que se refere ao tema da fidelidade partidária, tão recorrente nos noticiários e nas propostas de reforma política”, resume no prefácio, o diretor da Secs. Para o secretário de Comunicação do Senado, Fernando Mesquita, a idéia é contribuir para a compreensão do funcionamento do sistema democrático e suas perspectivas.
A coletânea foi publicada pela Secretaria Especial de Publicações e Editoração, conhecida como Gráfica do Senado, e resulta de uma parceria entre o Interlegis – a Comunidade Virtual do Poder Legislativo - e o Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade de Campinas (Cesop/Unicamp).
Os autores são professores das universidades de Campinas (Unicamp), São Carlos (UFSCar), Minas Gerais (UFMG), Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Universitário e de Pesquisas do Rio de Janeiro.  Por meio de estudos de caso, análise de conteúdo e comparações, eles abordam três temas principais: a composição e funcionamento dos legislativos em sistemas de âmbito estadual e local; a dinâmica das mudanças de partido; e a imagem do parlamento, como percebida pela opinião pública e como constituída pela mídia impressa.
Serão publicados 1000 exemplares, a serem distribuídos gratuitamente  para bibliotecas públicas de todo o país e vendidos pela livraria do Senado (www.senado.gov.br) por R$ 25,00.

Nenhum comentário: