Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Morre pioneiro do jornalismo desportivo candango

Com base no texto de Ellis Regina

O jornalismo esportivo vive hoje, 29/5, um dia de luto. Faleceu, nesta terça-feira, à noite, o precursor do jornalismo desportivo em Brasília, Jorge Martins, conhecido pelo espírito amigo, solidário e pioneiro. 
Ao lado do jornalista Nilson Nelson, narrou  para Rádio Nacional a  única corrida de Fórmula 1 realizada em Brasília, em 1974. Junto com Nilson, fundou , em 1976, a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), entidade que começou com quarenta associados e, hoje, possui mais de oitocentos membros. Era o autor da tradicional Coluna Crocodilo, ícone na crônica esportiva do DF. Foi homenageado nove vezes com o prêmio Bola de Ouro, um Oscar do esporte. 
Na sua luta diária pelo esporte da cidade, também buscava mais espaço nas emissoras de rádio, inclusive para os profissionais desempregados. 
“É sempre uma luta, falta apoio maior das empresas, as rádios aqui e alguns jornalões vivem da Publicidade do governo e, quando ele falta, a crise é grande. Os jornalões e as emissoras de TV conseguem sobreviver, mas, geralmente, o pessoal do esporte do rádio sofre mais. As emissoras não têm interesse em manter uma equipe, as equipes são obrigadas a arrendar espaço. A cada ano, as emissoras acham que deveriam receber um pouco mais. O pessoal tem de viver correndo”, relatou em entrevista que concedeu em fevereiro, pouco antes de adoecer.
Jorge Martins estava internado desde o início desta semana no Hospital Brasília, vítima de uma pneumonia. Ele vinha lutando contra um câncer. Todos os esforços foram feitos para a doação de sangue nos últimos dois dias para o nosso querido “Jorginho”. A associação aproveita para agradecer a todos, membros ou não, que apoiaram este ato.
Jorge Martins, conforme o jornalista Vicente Limongi Neto, era botafoguense, carioca. Jornalista, pioneiro de Brasília, presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos-ABCD-. Tendo sido, ao lado do saudoso jornalista Nilson Nelson, um dos fundadores da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos-Abrace..
Trabalho em diversos jornais, dentre eles, o Diário Carioca, Diário de Notícias, Jornal de Brasília, e editor de esportes do Diário de Brasilia, Última Hora/DF, Correio do Brasil, Correio Braziliense, Revista Gol e repórter da Revista Placar e Jornal dos Sports, além de ter apresentado nas TVs do Distrito Federal programas desportivos na TV Capital (Camera 8) por 9 anos e, ainda, no "Brasília Urgente (2 anos)., Nos jornais Diário de Brasília e Correio do Brasil, também foi editor-geral. Atualmente, participava do Programa Fibra Esportes, da Rádio Fibra de Brasília.

 Jorge será homenageado na Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro, graças à iniciativa das professoras  Nair Prata e Maria Cláudia Santos. Será uma bela homenagem!

Nenhum comentário: