Caros leitores e leitoras.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Brasil tem 242,2 milhões de linhas de telefonia celular

Do Teletime news

A telefonia móvel manteve o ritmo acelerado de crescimento em 2011 e encerrou o ano com 242,2 milhões de acessos. Em doze meses, foram ativadas 39,3 milhões de linhas no Serviço Móvel Pessoal (SMP), crescimento de 19,36%. Em 2010 foram 28,9 milhões de habilitações. Os dados fazem parte de relatório divulgado nesta segunda-feira, 16, pela Anatel.

Conforme o órgão regulador, a teledensidade - quantidade de linhas pelo número de habitantes do País - alcançou 123,87 acessos para cada 100 pessoas. Alta de 18,33% na comparação anual.

Dezembro se consolidou como o mês com maior quantidade de novas habilitações, chegando ao recorde histórico de 6,147 milhões de novas linhas contabilizadas. Na comparação com novembro, houve elevação de 2,6% no ingresso de novos clientes à telefonia móvel. Este período também superou dezembro de 2010, época na qual foram computadas 5,410 milhões de novas linhas.

Celular ultrapassa quantidade de habitantes em quase todos os Estados brasileiros

Quase todos os Estados brasileiros, mais o Distrito Federal, têm mais de um celular por habitante, revela levantamento divulgado nesta segunda-feira, 16, pela Anatel. A exceção ainda é o Maranhão, onde a penetração é de 80,39%. A Unidade da Federação com a maior teledensidade é o Distrito Federal, com 212,27%.

Na esteira da demanda por telefonia móvel nas regiões Norte e Nordeste, a teledensidade, quantidade de linhas por habitante do País, avançou 18,33% em 2011. Em dezembro, o País tinha 123,87 acessos para cada cem habitantes, enquanto um ano antes eram 120,81 linhas para cada cem pessoas.

Apenas no último mês do ano houve elevação de 2,53% na teledensidade, informa a Anatel. O ano também marcou o ingresso de dez novos Estados ao grupo no qual a quantidade de telefones móveis ultrapassa a de habitantes.

Análise

Vale lembrar que nos dados divulgados pela Anatel há sempre uma certa quantidade de clientes pré-pagos que já trocaram de operadora mas cuja linha ainda não foi excluída da anterior, e também clientes que para adquirirem um novo aparelho junto a uma operadora, foram obrigados a ativar uma linha pré-paga. Fontes de mercado calculam que a quantidade de linhas inativas gire em torno de 10% a 15% sobre o número total divulgado mensalmente pela agência reguladora. Além disso, é importante destacar o impacto proporcionado pelos terminais com entrada para dois ou mais SIMcards. Muitos assinantes pré-pagos brasileiros possuem chips de duas ou mais operadoras silmultaneamente, surfando pelas promoções de ligacões on-net das teles. Para se ter uma ideia, os aparelhos dual SIMcard representam cerca de 20% das vendas de terminais no Brasil.

Nenhum comentário: