Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sergipe realiza Semana pela Democratização da Comunicação

Como o Poder Público percebe a comunicação? Como área de política pública ou como instrumento de divulgação e informação? E o cidadão, entende a comunicação como direito humano?

Para debater essas questões ediscutir a importância da comunicação como essencial para o fortalecimento da democracia, que acontecerá em Sergipe a Semana pela Democratização da Comunicação.

Organizada pelo Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação, a Semana acontece em vários locais da cidade, entre os dias 17 e 20 de outubro, discutindo temas como políticas locais de comunicação; comunicação pública; veículos universitários; mídia e movimentos sociais; formação do comunicador e produção audiovisual.

Sessão Especial na ALESE


A abertura da Semana será marcad apor uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa, que debaterá experiências positivas de políticas públicas implementadas por governos de estado.

A Diretora de Políticas Publicas da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul, Cláudia Cardoso, será uma das palestrantes da Sessão eapresentará as ações do governo gaúcho que avançam na perspectiva da comunicação como direito.

A outra palestrante será Carol Westrup, do Fórum Sergipano pelo Direitoà Comunicação, que apontará reivindicações do movimento de comunicação paraações possíveis que o poder público pode implementar em Sergipe.

Lançamento de Pesquisa - Mídia e Movimentos Sociais

Na quarta-feira, dia 19, a partir das 19h, serálançada a pesquisa Vozes Silenciadas: Uma análise da cobertura da mídia sobre o MST. O lançamento acontece na Sede Cultural do SINDISERJ (Rua Arauá 168, Centro). Produzida pelo Coletivo Intervozes, a pesquisa debate a relação da
mídia com os movimentos sociais,afirmando que há uma tendência dos grandes meios de comunicação em abordar o MST como movimento de desordem e baderna. Após a apresentação da pesquisa,o jornalista Cristian Góes falará sobre o tema e como ele reflete aqui em Sergipe.

Debates na Universidade

A UFS também será palco de atividades da Semana pela Democratização da Comunicação. Na terça, a partir das 14h, no Auditório da Reitoria, o debate será sobre a Rádio UFS. Já na quinta, também às 14h,estudantes, professores e profissionais de comunicação discutirão a formação docomunicador e as perspectivas frente a mudanças curriculares na universidade.

Produção Audiovisual

Finalizando a Semana pelaDemocratização da Comunicação, será realizada a Noite do Audiovisual, na sededo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira. Com exibição de vídeos sergipanose roda de diálogo, a atividade discutirá o cenário e as perspectivas para aprodução audiovisual independente local.

Após os vídeos e roda de diálogo, o músico Thiago Ruas fará show de encerramento.

Nenhum comentário: