Caros leitores e leitoras.

sábado, 8 de outubro de 2011

Periscópio da Mídia cita os verdadeiros piratas do espectro

Enviado por Anderson dos Santos

Apresentação das rádios e TVs que se encontram com outorgas vencidas e um efetivo debate sobre o afastamento de um dos apresentadores do CQC por uma “piada” além de qualquer limite serviram para construir o programa mais polêmico do ano

Prometemos no programa da semana passada e cumprimos! O programa da Rádio Unisinos 103.3 FM “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça para baixo” leu na quinta-feira (06) uma lista com as rádios e TVs comerciais com outorgas vencidas, segundo o problemático site da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Enquanto o vice-presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (Agert) pediu mais fiscalização de uma agência que fecha rádios livres e comunitárias mesmo sem autorização judicial, muitas das comerciais continuam no ar mesmo com cinco anos de outorga vencida! Quem são os verdadeiros piratas?

Além da lista, o programa resgatou o áudio de um audiovisual que circulou pela Internet nas últimas semanas. No Troféu Imprensa de 1987, o então humorista Jô Soares fez uma pesada crítica à política da Rede Globo de Televisão, de onde acabava de sair para o SBT, de vetar comerciais feitos por artistas de outras emissoras. Imperdível!

Para finalizar, discutimos e tentamos achar uma explicação para o afastamento de Rafinha Bastos da apresentação do programa CQC, da Band, nesta semana. Um forte debate também foi estabelecido quanto à publicação de textos sobre o assunto no blog “Escreva Lola Escreva”, de Lola Aronovich.

Para ouvir o programa de hoje acesse o seguinte link: http://migre.me/5R6gS. Além disso, se quiser nos ajudar construir o próximo programa, tecer críticas e/ou elogios, entre em contato através do Twitter (@PeriscopioRadio) ou por e-mail (periscopiodamidia@gmail.com).

PROGRAMA

O “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” é produzido e apresentado pelo Grupo de Pesquisa Cepos, que está vinculado ao PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS e é coordenado pelo professor Valério Cruz Brittos. A Capes, o CNPq, a Fundação Ford e a FAPERGS são as entidades que apoiam este projeto - após aprovação em editais.

O programa é transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3 e pelo site www.unisinos.br/radio todas as quintas-feiras às 20h, com retransmissão às 21h do domingo.

O Periscópio também é distribuído por e-mail para ser ouvido e baixado pela Internet, podendo ser retransmitido em rádios comunitárias e livres de todo o Brasil.

Para ouvir e/ou baixar o programa desta semana, basta clicar aqui.

Nenhum comentário: