Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Encontro de Blogueiros em Itaipu terá transmissão ao vivo pela internet

Os internautas de todo o planeta poderão acompanhar em tempo real os debates sobre o papel da blogosfera na construção da democracia durante o 1º Encontro Mundial de Blogueiros. O evento começa nesta quinta-feira (27) e prossegue até sábado (29) no Cineteatro dos Barrageiros, da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. Haverá transmissão ao vivo por meio da página do evento na internet e das redes sociais Facebook e Twitter.

Leia também: 1º Encontro Mundial de Blogueiros começa nesta quinta em Foz do Iguaçu

Entrevistas promovidas com os principais nomes do evento, como os jornalistas Ignácio Ramonet, do Le Monde Diplomatique, e Kristinn Hrafnsson, porta-voz do Wikileaks, serão gravadas e ficarão disponíveis no Youtube. A presença de Hrafnsson é uma das mais aguardadas, especialmente após a notícia da suspensão das atividades do Wikileaks, anunciada nesta semana pelo fundador da organização, Julian Assange. O site passa por crise financeira, depois de ser impedido de receber doações por causa de bloqueio imposto pelo Visa, MasterCard e Payal.

Acesso a todos

Com auxílio da tecnologia da rede, os organizadores pretendem ser fiéis à ideia que norteia a blogosfera: a democracia do acesso à informação, com ajuda de canais alternativos da web. Para acompanhar os debates em tempo real, o internauta deve acessar o link http://blogueirosdomundo.com.br/ao-vivo/.

O recurso usado para transmitir o conteúdo – conhecido como streaming – é o mesmo adotado pela mídia tradicional para grandes eventos, como ocorreu recentemente com o Rock in Rio. A tecnologia permite o acesso de milhares de pessoas, sem risco de queda do servidor.

O conteúdo discutido será levado também ao Facebook, por meio do endereço https://www.facebook.com/#!/blogmundo, e ao Twitter, pelo http://twitter.com/#!/blogmundo. O resultado do Encontro também será transformado em livro, com patrocínio da Petrobras, apoiadora do evento ao lado da Itaipu Binacional e da Sanepar.

Logística

A abertura oficial do evento, para o qual estão inscritos mais de 650 participantes, será no Mirante Central de Itaipu, a partir das 19h desta quinta (27). Haverá ônibus para transportar os participantes entre a Barreira de Controle de Itaipu e o Cineteatro. Não será permitida a entrada de veículos particulares na área da usina.
Na quinta-feira (27), os ônibus saem às 18h30. Na sexta e sábado (28 e 29), o transporte será oferecido das 8h às 10h, com destino ao Cineteatro do Barrageiro, e das 18h15 às 19h30, para a volta à Barreira.

Inscrição

A inscrição poderá ser feita nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) na secretaria do Encontro, que será montada no estacionamento da Central de Credenciamento de Itaipu, ao lado da Barreira de Controle da usina. Na quinta, o horário para fazer adesão é das 18h às 20h. Sexta (28), o atendimento será das 8h às 12h30 e das 14h às 16h. A taxa de participação é de R$ 100, com desconto de 50% para estudantes. Só restam 200 vagas.

Nenhum comentário: