Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

História do jornal laboratório da UnB ganha livro

Enviado por Rogério Dy La Fuente

Na terça, dia 20, às 19h, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, será lançado o livro "Campus 40 anos – dos papiros à internet".
Escrito como trabalho de conclusão de curso da aluna Jaqueline Lima (hoje jornalista formada), orientada pela professora Márcia Marques, conta a história do jornal laboratório com periodicidade permanente mais antigo do Brasil. O Campus nasceu em novembro de 1970, quando os cursos de jornalismo não eram obrigados a ter jornal-laboratório (a lei que obrigou data de 1979).

O trabalho de conclusão de curso virou produto e foi editado pela editora da UnB. No lançamento vão se reunir a Jaqueline, o professor Luiz Gonzaga Motta, um dos criadores do jornal, e Taynara Nogueira, que também como trabalho de conclusão de curso fez o projeto e a editoração do livro, sob orientação da professora Célia Matsunaga.

A Jaqueline definiu assim, o trabalho:

"Campus 40 anos: dos papiros à internet
O livro traz algumas das histórias acumuladas em 40 anos de laboratório. O protagonista é justamente o jornal laboratório Campus, produzido pelos alunos de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília desde 1970.
O jornal foi criado em plena ditadura e testemunhou, pelo olhar de estudantes do Planalto Central, as mudanças que o país viveu desde então, como a campanha Diretas Já, a eleição e morte de Tancredo Neves, a invasão da reitoria e a renúncia do reitor Timothy Mulholland. Esses e outros fatos são contados a partir do testemunho dos personagens que os vivenciaram, mostrando a realidade como um romance.
Tanto este livro como cada uma das edições desse periódico e até mesmo o projeto gráfico são frutos de paixões. São 40 anos de experiência que alimentaram mais de seis projetos finais de conclusão de curso, inclusive os dois últimos: o livro e o respectivo projeto gráfico, que juntos dão ao leitor uma história boa de conhecer e de contar."

Para quem cursou jornalismo na UnB é quase "compulsório" comparecer... Para quem não teve a experiência e quer conhecer a evolução da principal escola de formação do jornalismo político no País e da mais autônoma experiência pedagógica de experimentação do jornalismo impresso, é uma excelente oportunidade.

Nenhum comentário: