Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

X Curso sobre Jornalismo em Conflitos Armados - Inscrições abertas

Enviado por Sandra Lefcovich


Estão abertas as inscrições para o X Curso de Informação sobre Jornalismo em Conflitos Armados e outras Situações de Violência, que será realizado de 20 de agosto a 29 de outubro, em São Paulo. Os interessados deverão preencher uma ficha que estará disponível até o dia 15 de agosto na página da Oboré: www.obore.com.

Ao todo, são 20 vagas oferecidas exclusivamente a estudantes universitários da graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo. A prova de seleção será realizada no dia 20 de agosto, durante um encontro de confraternização com a presença do chefe da delegação regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Felipe Donoso.

Os conferencistas deste ano serão o jornalista da Folha de S. Paulo Samy Adghirni, especialista em assuntos do Oriente Médio e política externa, o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares, e o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV André Vianna, além do tenente-coronel Gilvan Alves Flores.

Esses profissionais ministrarão palestras sobre as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e o trabalho da imprensa nestes contextos. Além disso, será apresentado o perfil da ação humanitária do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em cerca de 80 países.

Promovido pelo CICV em parceria com a Oboré Projetos Especiais e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o curso será realizado no âmbito do “Projeto Repórter do Futuro”.

No mundo todo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades e apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência e catástrofes. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com membros das forças armadas, policiais, autoridades e acadêmicos.

Mais informações: www.obore.com


Programação

20 de agosto - sábado

9 horas
Encontro de confraternização e seleção de candidatos.
Apresentação de Felipe Donoso, chefe da delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

3 de setembro - sábado - 8h30
Tenene-Coronel Gilvan Alves Flores, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)


10 de setembro – sábado - 8h30
Coronel André Vianna, da reserva da Polícia Militar de São Paulo

17 de setembro – sábado - 8h30
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV

24 de setembro – sábado - 8h30

Samy Adghirni, jornalista da Folha de S. Paulo e especialista em assuntos do Oriente Médio e política externa

29 de outubro - sábado – 9 horas

Avaliação do curso, entrega de certificados e Reembolsas

Nenhum comentário: