Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jornal Passe Livre volta a circular com apoio de sindicatos


Na próxima quinta-feira, dia 18, estará de volta o Jornal Passe Livre - com distribuição gratuita de 30 mil exemplares na rodoviária de Brasília. O projeto original previa duas edições semanais - terça e sexta. Mas devido à falta de apoio publicitário, por enquanto o editor Alfredo Bessow, se diz "pra lá de feliz em ter conseguido fazê-lo voltar uma vez por semana".

"Estou botando pra circular porque estou assustado com a total incompetência da Comunicação do Governo que nós ajudamos a eleger aqui no DF. Já coloquei publicamente que não tem cabimento um governo ter como titular da pasta de Comunicação alguém sem nenhuma identidade com as propostas do governo e sem nenhuma qualificação para o exercício do cargo. Mas o jornal estará de volta pela percepção, a exemplo do que ocorreu em 98 quando ele foi lançado, de que a cegueira de quem comanda a comunicação de hoje é a mesma de 98. Hoje quanto lá atrás, o 'nosso' governo tinha o apoio ostensivo do Correio Braziliense e a conivência da TV Globo (porque a Globo é conivente quando tem seus interesses garantidos e resguardados). Mas também tenho a convicção de que a volta do Passe Livre, tanto quanto o seu lançamento em 98, é mais um ato de 'basta' do que algo apoiado pelo GDF" - ressalta Alfredo Bessow

O jornal volta a circular graças ao apoio de apenas três entidades sindicais:
- Sindicato dos Bancários
- Sindicato dos Professores
- Fenae (de modo sazonal)

A CUT-DF desde 2010 se comprometeu a ajudar, mas até o momento o apoio ainda não se concretizou.
Em 2010, a publicação contava com o apoio do Sindireceita, mas com a mudança da direção da entidade, as prioridades comunicacionais também mudaram. Há negociações em curso com outras entidades, tais como a CNTE, SindpdDF, Sindireta, Ascaf e o Sindser.

A publicação lança ainda um apelo por ajuda. "Quem puder ajudar - ficarei extremamente grato. Pode ser qualquer valor de contribuição 'sazonal' ou mensal - ou então indicar alguma entidade que tenha interesse em contribuir" salienta Bessow.
O jornal está aberto a pautas e sugestões de temas, por meio do do Jornal Passe Livre (passelivredf@gmail.com).

Nenhum comentário: