Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ibope começa a medir audiência de TV no celular

Por Daniele Frederico do PAY-TV NEWS

O Ibope lança no segundo semestre um projeto de medição de audiência de TV digital em celular. Realizado em parceria com a Vivo e a Samsung, a pesquisa fornecerá informações sobre o uso da TV digital no celular, os programas mais assistidos, o percentual de pessoas que usam a TV, audiência minuto a minuto, entre outras.

Para essa medição, os aparelhos saem de fábrica com um meter instalado. Trata-se de um software que começa a funcionar depois que o usuário do aparelho concorda em participar da pesquisa do Ibope. Após o processo de autorização e coleta de informações demográficas - o aparelho emite um SMS para o Ibope, e a equipe operacional entra em contato com o usuário para coletar as informações demográficas – o aparelho passa a enviar as informações de sintonia para o Ibope toda vez que o usuário acessa a TV digital.

Inicialmente, o aplicativo será instalado em 2 mil aparelhos em São Paulo. Em uma segunda etapa, uma amostra será implantada no Rio de Janeiro e, depois das duas praças, será montado um plano para expansão nacional.

Os testes iniciais começam no segundo semestre de 2011, e a previsão de divulgação dos primeiros dados é 2012.

Nenhum comentário: