Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 7 de junho de 2011

França: termos como Facebook e Twitter proíbidos na mídia

Do Diário de Notícias, de Portugal

O governo francês afirmou que vai fazer cumprir uma lei de 1992 e vai impedir as palavras «Twitter» e «Facebook» de serem proferidas nas notícias na Televisão e na Rádio. A lei estipula que as empresas comerciais não devem ser promovidas nos programas.

O Conselho Superior Audiovisual (CSA) de França, orgão regulador das telecomunicações naquele país, publicou hoje um decreto onde proíbe o uso dos termos "Facebook" e "Twitter" pelos apresentadores de televisão e de rádio, durante as emissões.

O orgão acrescentou que tal facto de trata de "publicidade ilegal". "Indicar aos seus telespectadores e ouvintes as páginas dos seus programas e apresentadores nas redes sociais, sem citá-las, possui um carácter informativo, mas dizer quais são as redes sociais em questão assume um carácter publicitário", informou o CSA.

A partir de agora, e depos da decisão do orgão estatal, nenhum meio de comunicação poderá dizer em directo "Encontre-nos ou deixe comentários na nossa página do Facebook", ou "Comunique connosco no Twitter", expressões frequentemente usadas nos dias de hoje. Tal acto constitui a violação do decreto-lei de Março de 1992, em França, que "proíbe a publicidade ilegal", diz o orgão.

Nenhum comentário: