Caros leitores e leitoras.

sábado, 5 de março de 2011

O que pensam os internautas sobre a manutenção da Voz do Brasil

Desde que eu e Beto Almeida publicamos o artigo "Em Brasília, 19 horas: Pela preservação da Voz do Brasil " no Observatório da Imprensa e na Carta Maior, diversos comentários têm sido postados na rede.
Abaixo, transcrevemos os comentários com o objetivo de incentivar outros a se posicionarem sobre o tema.


Leia abaixo o que já falam os leitores. Se você ainda nãoleu o artigo, clique acima em um dos dois portais.


Chico e Beto: parabéns por travarem essa luta. Estou nela também. Outro dia, no trânsito kassabiano de São Paulo, ouvi A Voz do Brasil, muito bem feita, com notícias importantes para os cidadãos que são escondidas pelas emissoras comerciais. Vamos em frente (Por Lalo Leal, postado no site Carta Maior).

Conhecemos e reconhecemos a importância e a riqueza do Programa A Voz do Brasil, mais a grande maioria das pessoas, colocam um CD ou desligam o rádio na hora que começa a voz do Brasil.Tem até uma musica que fala "Você me deixou falando sozinho, feito a voz do Brasil" do cantor brega, Falcão.(Postado neste blog por Portal Planaltina)


Concordo e aplaudo a idéia da defesa da Voz do Brasil. Ela permite saber diretamente, sem a intermediação dos donos da mídia, das idéias do governo e mesmo da oposição, quando informa as atividades parlamentares. Os barões da mídia não têm moral para reivindicar o horário. O que colocaram no lugar, quando mudaram? A propósito, seria muito melhor a HB na televisão do que o telemarketing, a jogatina e o proselitismo religioso que dominam a maioria das transmissões. E mais: por que razão o horário político não é transmitido na TV a cabo? Para que eles tenham mais tempo para a abusiva propaganda que veiculam, nas assinaturas mais caras e de pior qualidade do mundo? (Por Arlei Benedito Macedo, Pariquera Açu-SP, postado no Observatório da Imprensa).

Gosto da Voz do Brasil, mas é uma pena que infelizmente na minha casa só eu quem goste, e geralmente sou voto vencido, mas apoio que a Voz do Brasil tenha vez e voz, que quem pode lute para não acabar (Postado neste blog por Anália Silva, em 26/02/11)

Sua matéria retrata com fidelidade a importância histórica do programa. Talvez fosse necessária uma mudança no formato atual que o tornasse, na totalidade de sua duração, um produto essencialmente jornalístico, pois a Voz do Brasil ainda se ressente de um ranço oficialista, principalmente na segunda parte. Torço para que ele seja preservado como um produto jornalístico moderno, apartidário e realmente informativo, beneficiando milhões de brasileiros ainda deserdados das fontes de notícias tradicionais. Vc definiu bem, Chico, o programa anda tem uma característica "Voz de Brasília" mesmo. E a ideia dos correspondentes é perfeita, porque, pelo menos teoricamente, o programa refletiria um vastíssimo panorama da situação nacional, independentemente das notícias oficiais que devem ser veiculadas. O problema é que os três poderes oficiais querem espaço na Voz. Aí não tem como manter apenas uma hora no ar. Enfim, o importante é preservar o programa. (Postado por Luiz Coutinho no Facebook em 24 de fevereiro às 18:26)

Sou totalmente a favor da manutenção desse programa. Estou com 68 anos e na minha infância, em Mogi das Cruzes, em quase todas as residências sabia-se que com "O Guarani", ficava-se sabendo do noticiário nacional. A "Voz do Brasil", faz parte da história não só do país, mas e principalmente da comunicação, hoje cahamada de mídia (Por Gervásio Manoel da Silva, postado no site Carta Maior).

A voz é do Brasil, com certeza. A implantação de um novo formato com correspondentes é difícil, mas viável. Mas, sinceramente, do jeito que a coisa pública é tratada no país isso vai acabar virando um grande elefante branco. Precisamos pens...ar em algo mais direto, simples de fazer e sem as amarras do oficialismo. Lembro que recebi Beto Almeida em minha sala na gerência Rádio Nacional e ali propusemos ao executivo a parte do judiciário que não havia. E o que era para ser um serviço acabou virando uma propaganda de magistrados e suas delongas. Que tal 10 boletins de 3 minutos por dia com atualizações importantes para fatos concretos e não para projetos de papel. Um abraço.(Postado por Luiz Seabra no Facebook em 24 de fevereiro às 18:26)

Meu companheiro Chico Sant’Anna, eu que sou Nordestino do interior do Rio Grande do Norte da minha querida Cidade de Caraúbas a 298km de Natal, Cidade com pouco mais de 19 mil habitantes sendo que mais ou menos uns 5 mil moram na zona rural, venho confirmar a grande importância da A Voz do Brasil para quem mora no interior desse nosso imenso Brasil, acabar com A Voz do Brasil significa tirar de Cidadãos Brasileiros, principalmente trabalhadores rurais já excluídos de tantas outras oportunidades existente nesse País, o único meio de informação de abrangência Nacional, falo isso com o conhecimento de ter morado na zona rural até 10 anos de idade e no interior até os 18, A Voz do Brasil representa para essa população que quase sempre é manipuladas por um jornalismo a serviço dos poderosos locais a imparcialidade na informação.Parabéns pelo artigo e seguiremos firme na luta. Movimento Em Brasília 19 Horas, para que possamos garantir a permanência desse importante instrumento de comunicação. (Por Chico Ferreira Ferreira , Sobradinho-DF - professor, postado no Observatório da Imprensa).

Todo apoio à Voz do Brasil. Tem significado histórico e fez muito pela união nacional, principalmente nos rincões. Quem já teve a oportunidade de ver a casa de um ribeirinho nos rincões da Amazônia, com uma bandeirinha do Brasil colada na janela, percebe o que essa Voz, que chega lá, significa. (Postado por Paulo Acrisio Abreu Figueiredo no Facebook em 24 de fevereiro às 19:01)

Quem além dessses golpistas da mídia tece contra A VOZ DO BRASIL? Ninguém em sã consciência jamais pensaria nisso. Esse é mais um dos muitos projetos criados à sombra da informação e que se tenta aprovar na calada da noite. Fiquemos vigilantes durante o carnaval, como o painle é eletrônico ele pode ser aprovado em um seção virtual com voto do senador Agripino direto do salão nobre do cabaré de Maria Boa em Natal. Corrigindo! SOU A FAVOR DA PRESERVAÇÃO DO PROGRAMA RADIOFÔNICO "A VOZ DO BRASIL" (Por Ronaldo, postado no site Carta Maior).

A Justiça tem dado muitas liminares autorizando a suspensão do horário das 19h. A pesquisa da revista Imprensa dá vitória à flexibilização. O que fazer? Eu também acho que esse é o único espaço verdadeiramente público da radiodifusão e, parece, vamos perdê-lo para o mercado elouquecido. Postado por Romário Schettino no Facebook em 24 de fevereiro às 21:23)

Caro Chico, Concordo com o seu artigo em quase tudo, entretanto, não apoio a obrigatoriedade e a manutenção do horário de transmissão. Tal ponto, neste projeto, deveria ser melhor analisado. De qualquer forma, parabéns por lembrar que - apesar de ser associada a tempos tenebrosos do País - a "Voz" tem o seu papel de informar os longíquos locais onde emissoras (quando há alguma) nem isso fazem. Abraço, Marcelo Cardoso (Por Marcelo Cardoso, São Paulo-SP - Professor e Jornalista, postado no Observatório da Imprensa).

É de lascar o patrulhamento antidemocrático promovido pelas emissoras de rádio contra a Voz do Brasil. Às 19 horas, de segunda a sexta, milhões de pessoas no Brasil e em vários países, nas cidades e no campo, sintonizam o programa para se i...nteirar sobre o que acontece nos bastidores dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) por meio das pessoas que neles atuam quase sempre em favor do país (pelo menos assim é que deveria ser). O povo da Amazônia Legal, que vive na imensidão da florestas, nas beiras dos rios, é que sabe a importância da Voz do Brasil para o seu cotidiano. Em que uma horinha, cinco vezes por semana, atrapalha a programação das emissoras de rádio? Quem quer calar a Voz do Brasil o faz em defesa de interesses excusos, bem tipico dos tempos em que prevalecia a censura durante os anos de chumbo. Assim como outras programações jornalísticas de qualidade, a Voz tem o qie dizer: educa, informa, presta serviço de interesse dos cidadãos. Emudecer a Voz é o mesmo que cercear o direito à informação, vai contra a Constituição de 1988, depõe contra a democracia. (Postado por Deigma Turazi no Facebook em 25 de fevereiro às 05:12)

Vamos tuitar em apoio à Voz do Brasil o excelente texto do Beto e do Chico http://twitter.com/antoniolassance/status/41642163666288641 (Por Lassance, postado no site Carta Maior).

Parabéns ao Chico e ao Beto. Como não conseguem simplesmente acabar com a Voz vão comendo pelas be...iras - ações na Justiça, boicotes, fraudes, flexibilização de horário. As críticas sobre o formato da Voz são interessantes. O mais importante, no entanto, é garantir sua integridade: a liberdade é do cidadão ser informado e não do proprietário de emissora de rádio, aliás uma concessão pública.(Postado por Mário Simões no Facebook em 25 de fevereiro às 09:10)

Concordo em número, gênero e grau. Como membro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e da ABI, concordo e apoio plenamente o movimento pela preservação e tombamento do programa como Patrimônio Cultural. Aproveitando a deixa: não é hora de lutar, também, pelo retorno do "Projeto Minerva"?(Por Wanderley Diniz , Brasília-DF - Jornalista, postado no Observatório da Imprensa).

Chico, tomei a liberdade de compartilhar. Para mim que fiz história na Voz do Brasil acho descabido essa troca de horário. Há locais no Brasil que este é o único meio de informação. Flexibilizar o horário para as emissoras pode complicar muito a vida dessas pessoas. A escolha das 19h não deve ter sido à toa. (Postado por Rosa Maria Wasem no Facebook em 25 de fevereiro às 10:03)

O PIG e suas Entidades já estão indo longe DEMAIS.....Querem na MARRA apropriarem-se da ALMA do POVO, isso é GOLPE! E um afronta á minha CIDADANIA. FORA ABERT e sua Presidente a Maria Judith, ABERT Golpista e ANTIPOVO. Isso é um ABSURDO! (Por David Rodrigues da Silva, postado no site Carta Maior).

Chico velho amigo de guerra na montagem da Rádio Manchete..., O que eu defendo, e sempre defenderei, não é o fracionamento do hortário da VOZ. Seria o mesmo que jpgar o programa para aqueles horários quem ninguém liga o rádiio. Tem que con...tinuar às 19 horas. Quem vai decidir se quer ouvir ou não é o cidadão. Nâo os "entendidos", como certo ex-dirigente da extinta Radiobrás, que defendeu a flexibilização. A VOZ Brasil talvez precise ser modernizada, acompanhar os novos tempos.... Mas não deve se submeter aos interesses dos donos de rádios. Eles que programem suas emissoras, mãos não interfiram no direito da população de saber o que está acontecendo nas esferas dos poderes instituidos. Talvez seja a hora de discutir o formato do programao e o seu contéúdo - que não deve ser do governo, do legislativo ou do judiciáioiário corporativos - mas voltado aos interesses de quem sustenta e produz o programa. Como o próprio nome diz, a VOZ do Brasil é dos brasileiros, e não do Executivo, Legislativo e Judiciário. E, como tal, deve continuar. (Postado por Roberto Piza no Facebook em 26 de fevereiro às 22:08)

Gostei muito de saber deste movimento em defesa da VOZ DO BRASIL. É através deste programa que eu fico sabendo o que estão fazendo os três poderes da República. Eu estava peocupado depois de ouvir alguns ataques da grande mídia à minha única fonte de informação confiável. Parabens pela iniciativa e boa sorte para vocês. (Por Geraldo Duarte Menezes , Brasília-DF - Servidor Público, postado no Observatório da Imprensa).

A Voz do Brasil é cidadania, não pode acabar. É o pouco que se salva, em meio à grotesca programação radiofônica brasileira, permeada de leviandade e colonização cultural estrangeira. A Voz do Brasil deveria mesmo ser insculpida na Constituição (Por Ronaldo Irion Dalmolin, postado no site Carta Maior).

Sou integralmente a favor da manutenção da "Voz do Brasil", e em seu horário original às 19 hs. Aliás, a flexibilização do horário proposta (pasmem) por alguém do PCdoB, é um 1º passo para a perda do significado, da "alma", do programa. Outra coisa, que volte a ser aberto com os acordes d'"O Guarani" como antes, sim senhor, uma marca registrada do programa, algo que deveria fazer parte do tombamento a ser efetivado. Esse arranjo de agora, com um bando uivando os acordes, é de extremo mau gosto e denota desprespeito ao grande músico autor. Algo bem ao estilo PT, que quis simplesmente impor "sua marca" ao programa (Por Antonio de Pádua, postado no site Carta Maior).

A Voz do Brasil deve continuar, mas somente nas Rádios Oficiais. Quem quiser ouvir que ouça (Por Mauro Sales, postado no site Carta Maior).

Acho que em nenhuma hpótese a Voz do Brasil deve sair do ar. É simplesmente um absurdo os empresários de comunicação querer impor ao Brasil a sua lei (Por Maria do Carmo, postado no site Carta Maior).

Não há porque encontrar qualquer qualidade em a "Voz do Brasil". As notícias que são passadas no programa, podem ser conseguidas por outros meios, mais modernos e eficientes, sem comprometer não os "supostos" interesses dos empresários de rádio, mas do ouvinte desinteressado de questões político-ideológicas, que simplesmente quer ouvir, sem interrupção, seu programa musical ou informativo. Existem questões mais importantes para serem debatidas, uma vez que a população interessada nem sempre está preocupada com vieses ideológicos (Por Paulo Tamiazo, postado no site Carta Maior).

Gente. A Voz do Brasilé o único programa jornalistico sério irradiado pelo rádio brasileiro. Não tem padrão de isenção o conteúdo noticioso produzido pelas emissoras nos cantões do Brasil. Nossa Voz do Brasil deixa clara toda produção diária dos Poderes constituidos da República. Flexibilizar é fragilizar ainda mais o Estado Nação (Por Marcos Daniel Nerling, postado no site Carta Maior).

Mas por que a preocupação , com toda a certeza o governo Lula/Dilma deve ser contra isso e como eles têm maioria no Congresso , como fizeram com o salário mínimo , podemos ir para a casa e dormir tranquilos Desculpem a ironia , mas é claro que é preocupante sim. E é preocupante ter um Paulo Bernardo nas Comunicações , é preocupante ter um Cândido Vacarezza na liderança do governo , o cara que disse que a mídia no Brasil deveria se autoregulamentar (Por Renato Machado, postado no site Carta Maior)

A VOZ, como diz alguém no comentário, 'longe de ser uma unanimidade", para traduzir que ninguém mais aguenta aquilo, reflete bem a realidade. De há muito isso já deveria ter acabado. Como desde criança ouvia, continuo ouvindo, depois do Guaraní, alguém sempre dizendo...' hora de todo o bom brasileiro desligar o rádio!' Um atraso! (Por Luiz, postado no site Carta Maior)

Se o governo deixar o mercenarismo da mídia,em particular,do PIG, impor regras ao país , eles passam a assumir o único poder da república (Por Jose Evando de Oliveira, postado no site Carta Maior).

A sociedade brasileira devia escuatr mais a (a VOZ DO BRASIL) e não se alienar-se enfrente a televisão para assistir o besterol das telenovelas (Por Jose Ernani Gouvea, postado no site Carta Maior).

Sou professor e morador da Zona Rural de Pelotas, RS, e percebo a importância da Voz do Brasil na vida de muitos moradores da região. Longe de ser unanimidade, no meio do povo, mas com certeza presta um grande serviço as populações rurais. A Voz do Brasil , faz parte de minhas informações diárias. Preservem o espaço "A Voz do Brasil", das 19h às 20h ! (Por Paulo Sérgio, postado no site Carta Maior).

Sou a favor da preservação do programa (Por Noemia, postado no site Carta Maior).

Eu gosto da Hora do Brasil. Faz tempo venho ouvindo essa lenga-lenga de tirar do ar a voz do Brasil. Um absurdo, uma prepotencia sem tamanho desses empresarios de comunicaoes. Eles nao tem nada a oferecer que possa ser melhor que a Hora do Brasil. A gente precisa de uma Ley de Medios ja. Abaixo a Ditadura da Iniciativa Privada, seja do setor de comunicacoes ou nao (Por Henrique, postado no site Carta Maior).

A Voz do Brasil é simplesmente um programa de propaganda política que não tem o mínimo de preocupação com o povo. Desculpem-me senhores autores, mas perderam a oportunidade de não teclar tanto absurdo. A Voz do Brasil é fruto das ditaduras que o país enfrentou, é um programa que não acrescenta nada para ninguém. Para quem quiser se arriscar a ter enjôos basta sintonizar na TV SENADO, RÁDIO CÂMARA, RADIO VERDE OLIVA, TV JUSTIÇA, TV DA CAMARA DISTRITAL do DF etc. Nós contribuintes apenas pagamos a conta de produção desse noticioso ao qual a audiência é zero ou traço, pode-se confiormar pelo IBOPE nesse horário. Lamentavel este texto (Por Antônio, postado no site Carta Maior).

Nenhum comentário: