Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Jornais brasileiros planejam cobrar por versão para iPad.

Do blog Jornalismo nas Américas

Os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo começarão a cobrar por seus aplicativos para o iPad, até agora gratuitos, informou o Macworld Brasil. Segundo o site, a cobrança começaria ainda no primeiro semestre de 2011. “Essa nova edição do aplicativo já estava planejada. Não foi feita por causa de nenhuma determinação da Apple. Anteriormente era um período de testes, de amadurecimento do aplicativo”, explicou o diretor de produtos digitais do Grupo Estado, Nicholas Serrano.

Isso porque a Apple enviou uma carta a jornais de pelo menos cinco países europeus proibindo as publicações de oferecer aos assinantes da versão impressa acesso gratuito aos aplicativos para iPad, explicou a Folha de S. Paulo. De acordo com o diário, os veículos temem que esse tenha sido apenas o primeiro movimento rumo a um monopólio da Apple na venda dos aplicativos dos jornais para o tablet. "É o que acontece hoje com a comercialização de aplicativos para os produtos da Apple. Tudo é centralizado no iTunes, que fica com 30% do valor do negócio", acrescentou a Folha. A Associação Europeia de Editoras de Jornais já se pronunciou contra essa possibilidade.

O Globo e o Estadão lançaram suas versões para iPad ainda em abril de 2010, mês em que o tablet foi lançado nos Estados Unidos. A Folha o fez no mês seguinte. As vendas do aparelho da Apple no Brasil só começaram oficialmente em dezembro do ano passado.

Essa polêmica se fortaleceu após o lançamento do Daily, jornal exclusivo para o iPad, nos Estados Unidos.

No Brasil, o primeiro jornal exclusivo para iPads está em fase de testes, segundo o informativo semanal Jornalistas & Cia. A equipe está sendo montada. O nome da publicação, que circulará duas vezes ao dia, é mantido sob sigilo. A previsão é de que seja lançada em março. Segundo a revista Meio e Mensagem, estima-se que haja entre 50 mil e 100 mil usuários de iPad no Brasil.

Este blog é produzido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, na Universidade do Texas em Austin, e financiado pela John S. and James L. Knight Foundation.

Nenhum comentário: