Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Grupo Ejesa que edita "O Dia" e "Brasil Econômico" cria redação em Brasília

Por Adriana Prado, do blogo Jornalismo nas Américas


O grupo editorial Ejesa (Empresa Jornalística Econômico S.A.), filial brasileira do grupo português Ongoing e que publica os jornais O Dia, Brasil Econômico, Meia Hora e Marca BR, anunciou a abertura de uma redação em Brasília em 2011, que produzirá conteúdo para as quatro publicações, informou o Portal Comunique-se. Hoje, há redações no Rio de Janeiro e em São Paulo. "Não vai ser um veículo por si só, mas vai ser uma redação que vai alimentar os nossos vários títulos", explicou Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos, presidente do Conselho de Administração do Ejesa.

A redação dos jornais O Dia, Meia Hora e Marca BR, no Rio, ganhará um novo endereço. Com a mudança, planeja-se a integração das equipes, que também passarão a escrever para todas as publicações do grupo. “Com a integração, o melhor jornalista de cada tema, com a sua equipe, trabalha com um conjunto de títulos, que depois serão adaptados ao seu público", acrescentou Vasconcellos.

A empresa foi criada em 2009, com o lançamento do jornal Brasil Econômico, cuja sede é em São Paulo, em outubro. Em abril de 2010, acertou a compra do grupo editorial O Dia, que editava o diário de mesmo nome, o popular Meia Hora e o esportivo Campeão, posteriormente rebatizado de Marca BR. Segundo o Comunique-se, o grupo registra, ao todo, uma audiência de três milhões de leitores por dia.

A Ejesa está envolvida numa grande polêmica. Isso porque a Associação Nacional de Jornais (ANJ) questiona a origem do capital da empresa, que estaria violando a legislação brasileira por ser controlada pelo grupo de mídia português Ongoing - que pertence ao marido da presidente de seu Conselho de Administração, Nuno Vasconcelos. O artigo 222 da Constituição brasileira proíbe que a participação de capital estrangeiro em uma empresa de comunicação supere 30%. O Ministério Público Federal (MPF) apura a denúncia. A grupo acabou se desfiliando da ANJ.

Nenhum comentário: