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quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TV Paga: assinantes já são 9,76 milhões de domicílios, diz Anatel

Do Tela Viva news

Chegou perto, mas o setor de TV por assinatura não conseguiu fechar o ano de 2010 atendendo 10 milhões de domicílios. Segundo dados divulgados pela Anatel nesta quarta, 26, o Brasil encerrou o ano passado com 9.768.993 de domicílios com TV por assinatura, o que resultou um crescimento acumulado de 30,7% no ano. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas), os serviços de TV por assinatura alcançaram mais de 32,2 milhões de brasileiros. O levantamento mostra que o serviço de TV paga mais que dobrou sua penetração no país em um período de quatro anos. No final de 2006, aponta a agência reguladora, havia 4.538.125 domicílios assinantes. O crescimento acumulado em 2010, vale ressaltar, é significativamente maior que o apresentado nos últimos anos. O setor cresceu 9,7% em 2006, 16,7% em 2007, 18,18% em 2008, e 18,24% em 2009.

Apenas no mês de dezembro de 2010, foram conquistadas 237.936 novas assinaturas, o que representa uma evolução de 2,5% em relação à base de assinantes do mês de novembro.

A tecnologia de distribuição do serviço de TV por assinatura que mais conquistou mercado no ano passado foi o DTH. Não por acaso, é a tecnologia usada pela maioria das empresas entrantes no serviço, com destaque para a Embratel. Durante o ano, a distribuição de TV por assinatura por satélite evoluiu de um market share de 37,4%, em janeiro, para 45,8% no final de dezembro. Já a distribuição por cabo passou de um share de 57,9% em janeiro, para 51% no final do ano. O MMDS perdeu 1,5 ponto percentual no market share da TV por assinatura durante o ano, caindo de 4,7% em janeiro, para 3,2% em dezembro.

Crescimento regional

As regiões Norte e Nordeste foram as que apresentaram maior crescimento percentual durante o ano de 2010, tendo crescido 62,2% e 51,7%, respectivamente. As regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul cresceram 32,7%, 27,8% e 25,4%, respectivamente. Em crescimento absoluto, contudo, a região Sudeste é a que concentrou a maior parte dos novos assinantes de TV no país. O serviço conquistou 1.392.532 novos assinantes em 2010 nesta região, chegando a 6.394.944 de domicílios. O Sudeste concentra, portanto, 60,66% dos novos assinantes, enquanto as regiões Norte e Nordeste, onde foram conquistados 457.933 novos assinantes em 2010, têm 19,94% dos entrantes.

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