Caros leitores e leitoras.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Censura: Governo do Egito proíbe rede Al Jazeera de operar em seu território

Do Opera Mundi

As autoridades egípcias interditaram neste domingo (30/01) todos os escritórios da rede de televisão Al Jazeera no Egito, informou a própria emissora. O ministro da Informação teria ordenado a suspensão das operações, o cancelamento de suas licenças e a retirada da acreditação a todo o seu pessoal a partir de hoje, segundo a agência oficial de notícias Mena. Por enquanto, somente o serviço em inglês do canal continua funcionando.

A decisão também foi anunciada pela televisão pública egípcia, que indicou que a medida foi adotada pelo Ministério de Informação, embora ainda não haja uma composição de novos ministros no país, desde a dissolução do gabinete neste sábado. O correspondente da Al Jazeera no Cairo Dan Nolan anunciou às 11h horário local a decisão:

No canal em inglês da Al Jazeera, a emissora continuava veiculando imagens do Cairo e mantinha suas transmissões ao vivo com jornalistas na capital egípcia e na cidade de Suez. Mas, ao contrário de transmissões anteriores, a imagem dos jornalistas 'in loco' não aparece ao vivo. Em vez disso, são mostradas cenas de uma rua do Cairo próxima ao edifício da rede de rádio e televisão pública, protegida por tanques do Exército.

No canal em árabe, a rede não conseguiu entrar em contato com seus correspondentes depois da decisão, e começou a divulgar comentários de analistas e jornalistas independentes sobre a legitimidade da medida. Também está divulgando imagens da noite deste sábado. Segundo o apresentador do canal em árabe, os correspondentes da Al Jazeera no Cairo estão todos confinados no escritório do canal da emissora.

Nenhum comentário: