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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Jornais gratuitos investem em mercados regionais

Do M&M Online

A exemplo do que vem feito por diversos setores econômicos do País, a indústria da comunicação também tem ampliado seus investimentos nos mercados regionais. É o caso do Metro e do Destak. Os dois principais jornais gratuitos estão de olho em diversas economias estaduais que possam incrementar a circulação e a receita dos veículos.

Lançado em 2006 na capital paulista, o Destak, resultado da parceria firmada entre o empresário André Jordan e o grupo de mídia impressa português, também pode ser encontrando desde 2008 no Rio de Janeiro e em Brasília, desde meados deste ano.

A próxima edição deverá ser lançada na região Sul e depois no Nordeste. O diretor comercial, Cláudio Zorzett, explica que o plano de expansão prioriza as capitais, que concentram a maioria dos leitores e a maior verba publicitária. "Vendemos localmente e em rede e quanto mais mercados atingirmos melhor será nosso desempenho comercial", acentua o executivo afirmando que, caso o anunciante prefira, ainda pode colocar campanhas diferentes em cada edição.

Nos próximos dois anos, ele afirma que a intenção é que o Destak esteja em pelo menos uma cidade de cada uma das cinco regiões do País. Na semana passada, Zorzett, anunciou seu desligamento do jornal, onde trabalha desde o início da sua operação no Brasil. A editora Destak assegurou que o plano de expansão do jornal permanece inalterado.

O Metro foi lançado em 2007 em São Paulo e atualmente está presente em Campinas, Santos e na região do ABC Paulista. Até o final do primeiro semestre de 2011, a intenção é iniciar a circulação em Brasília e Curitiba. Cláudio Bianchini, presidente do jornal publicado pelo Publimetro em associação coma Rede Bandeirantes, explica que o modelo de negócios dos impressos gratuitos pressupõe ganho de escala obtido por meio do aumento da distribuição, o que implica na redução de custos operacionais e administrativos e no aumento da competitividade comercial. "Temos planos de lançar o produto também em Fortaleza, Recife e Salvador", afirma.

O total de exemplares do Destak soma 290 mil. No Metro esse número chega a 330 mil. No primeiro, a proporção entre conteúdo nacional e local é dividido ao meio já no Metro é de 60% local e 40% nacional.

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