Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sarkozy chama jornalistas de pedófilos e causa polêmica na França

Do Opera Mundi

Uma nova polêmica envolve o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Após as greves contrárias à reforma da previdência, acusações de financiamento ilegal de campanha no caso Woerth-Bettencourt, contestações das políticas anti-migratórias e denúncias de espionagem de jornalistas, ele agora está sendo criticado por ter chamado um jornalista de pedófilo.

Quando foi questionado por um repórter sobre as acusações de envolvimento num escândalo de corrupção na venda de submarinos franceses para o Paquistão, em 1994, Sarkozy respondeu em tom de provocação: "Eu não tenho nada contra você, mas parece que você é pedófilo. Você poderia se justificar?", disse, buscando mostrar que está sendo acusado sem provas.

O episódio aconteceu em uma entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (19/11) durante a Conferência da Otan em Lisboa, segundo a imprensa francesa.

No final do evento, o presidente fez uma saudação provocativa ao deixar a sala dos jornalistas na Conferência da Otan. "Amigos pedófilos, até amanhã", disse, segundo o site da RFI, rádio pública francesa.

A reação do presidente foi provocada pelas perguntas sobre o escândalo Karachi, que veio à tona com as suspeitas de que o governo francês pediu comissões ilícitas às forças armadas paquistanesas, em 1994, para concluir a venda de três submarinos franceses. Na época, Sarkozy era ministro do Planejamento e seu nome é citado em documentos ligados às negociações. As Justiças do Paquistão e da França investigam o caso.

Nenhum comentário: