Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mídia das Fontes: TV Corinthians estreia em janeiro


Por Renato Pezzotti, do M&M Online

Enquanto Fluminense, Corinthians e Cruzeiro disputam ponto a ponto o título do campeonato brasileiro de futebol deste ano, o departamento de marketing do Corinthians continua com projetos especiais já pensando em 2011. Fruto de uma ideia da área, a TVC (TV Corinthians) já tem dia marcado para estreia. Depois do lançamento ser adiado por causa de questões operacionais, a emissora prepara sua transmissão inaugural para o dia 3 de janeiro.

Com investimentos de cerca de R$ 3 milhões, a emissora é uma parceria entre o clube e a TV+ e estará disponível para toda a base de assinantes da TVA (canal 10) e Telefônica. Em 2011 alcançará também os assinantes da Net e Sky, mas no pacote à la carte, com previsão de cobrança de R$ 6 mensais.


"Os estúdios, com 250 m², estarão no 2º andar do prédio administrativo do clube, no Parque São Jorge. O andar inteiro estará dedicado à TVC e estaremos ligados por via óptica ao centro de treinamento, em Itaquera, para transmitirmos os treinos e as coletivas ao vivo. Cerca de cem pessoas estão envolvidas na operação", conta Carlos Carreiras, presidente da TV+. A primeira grande transmissão ao vivo será a Taça São Paulo de Futebol Jr, competição que abre o calendário do futebol brasileiro todos os anos.


Com o slogan "A TV de uma nação", a programação da TVC terá entre seis e oito horas de programas inéditos todos os dias. "O canal é de entretenimento, não de esportes", explica Carreiras – veja abaixo alguns dos programas que estão definidos e que já estão sendo criados. Três empresas dividem essa função: Casa de Vídeo, Parceria Produções e L2M Produções.


Além do formato convencional, com comerciais de 30 segundos divididos por programas e faixas, outras opções estarão disponíveis para os anunciantes. A Samsung, que será parceria de tecnologia do clube a partir de 2011, foi o primeiro anunciante a garantir seu espaço. "Temos dois planos, com 720 e 360 inserções mensais – uma inserção a cada uma ou duas horas. Além disso, os patrocinadores poderão ter programas, desde que pertinentes ao tema Corinthians", conta Carreiras. "O Chip do Timão (parceria entre a Claro e o Titans Group) terá um programa próprio, com a modelo e ex-BBB Jaque Khury como apresentadora", antecipa.


Tela negra
O foco será o futebol profissional, com imagens da concentração, transmissão pré-jogo e coletivas do vestiário. O que vai passar na hora dos jogos? O canal sairá do ar. "Na hora da partida, entrará uma tela preta, com a mensagem: 'nada é mais importante do que o Corinthians'", explica Carreiras. O executivo ressalta que a TVC não pretende entrar na briga pelos direitos de transmissão dos campeonatos profissionais de futebol.


A TV também será uma forma de fomentar todos os esportes do clube. "Teremos duas faixas de jornalismo, com notícias sobre o Corinthians. E o canal transmitirá outros esportes, como os olímpicos, com oportunidade aos patrocinadores", diz o executivo. Estão nos planos as exibições ao vivo de partidas das equipes dos esportes "amadores" (como futsal, basquete e handebol) e até de um programa feminino vespertino, comum nas outras emissoras. Um acordo com a TV Cultura já foi amarrado para a transmissão de partidas antigas do time.


"Teremos uma grade flexível. O que o telespectador gostar, vai ficar", comenta Caio Campos, gerente de marketing do Corinthians. "A TV também não vai entrar em dividida. Não teremos programas de opinião, para não sermos uma voz oficial do clube", complementa. A ex-maladrinha Lívia Andrade é uma das apresentadoras que já fecharam com a TV. Conversas com ex-jogadores, como Marcelinho Carioca, estão adiantadas.


Alguns dos programas da TVC
Minha história, minha vida - Histórias de vida ligada ao Corinthians
Corinthians pelo mundo - Corintianos pelo mundo
Dentro de nossos corações – As lembranças de craques do passado
Louco por ti - Loucuras feitas pelos torcedores
Meu bairro é do Timão – Que passará pelos bairros da capital
Na casa do craque – Entrevistas com jogadores
Na rede com o Corinthians – Programa sobre as redes sociais
Quiz do timão – Game show com perguntas e respostas
Tudo começa na base – Reportagens com os jogadores das categorias de base do time
Giro alvinegro – Plantão de notícias
Só Timão – Entrevistas com famosos

Nenhum comentário: