Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Novas diretorias do SJP-DF e do Clube de Imprensa tomam posse

Enviado pelo SJP-DF

Jornalistas de diferentes gerações atenderam ao chamado da Chapa “Renovação – Pra Fortalecer os Jornalistas” e participaram, no sábado (25/9), do ato simbólico de retomada do SJPDF e do Clube da Imprensa. A cerimônia e a festa de posse da nova diretoria reuniram cerca de 500 jornalistas, sindicalistas e convidados no Clube da Imprensa. O clima, claro, era de alegria, emoção, renovação...
No seu discurso de posse, o presidente Lincoln Macário, lançou a Campanha de Sindicalização do SJPDF, que permite adesão imediata para novos colegas, sem o pagamento de mensalidades antecipadas (como era feito na gestão anterior), e anistia ampla, geral e irrestrita para os inadimplentes. Mais de 20 colegas, prontamente, assinaram suas fichas de sindicalização.
Lincoln reafirmou o compromisso expresso durante a campanha de manter foco total na luta pela qualidade de vida dos jornalistas do Distrito Federal. “Há uma clara prioridade nas ações deste sindicato a partir de agora: garantir aos jornalistas as melhores condições de remuneração, desempenho de suas atividades, gozo de direitos, não só os relativos a atividade profissional, mas todos os outros direitos que podem garantir uma vida mais saudável física e psicologicamente, com o lazer, a formação, e outros”, disse.
O presidente citou também as medidas emergências que a nova diretoria do SPDF e do Clube da Imprensa irão tomar para garantir o processo de renovação. Entre elas está a realização de um censo dos jornalistas, o lançamento de uma campanha contra assédio moral, com implantação de comissão para recebimento de denúncias, a reorganização da categoria por locais de trabalho, com a eleição de delegados sindicais, e a realização de reuniões para setores, como assessores do setor público e trabalhadores de sucursais, dentre outros.
Anunciou, ainda, a eleição e instalação das comissões de Repórteres Fotográficos, Repórteres Cinematográficos e de Liberdade de Imprensa. Revelou o projeto do SJPDF oferecer cursos próprios de formação para jornalistas, começando pelo cursinho preparatório para concursos públicos, e a retomada do projeto cultural “Cozinha Fotográfica”.
Para o Clube da Imprensa, as ações imediatas previstas são a realização de Campeonatos esportivos e de uma festa de final de ano para a categoria.

Outros discursos

Na abertura da cerimônia, o ex-presidente, Romário Schettino, fez um balanço dos oito anos que esteve à frente da entidade, destacando o acordo imobiliário com a Brasal que, segundo ele, ampliou o patrimônio do Sindicato, e a participação da SPJDF nas lutas da categoria e da sociedade.
Ele reconheceu que o recado das urnas foi bem claro ao apontar a necessidade de renovação da entidade e se colocou à disposição da nova diretoria. A ex-presidente do Clube da Imprensa, Emília Magalhães, ressaltou que, apesar das dívidas históricas, sua gestão conseguiu resistir aos apelos do mercado imobiliário e manter esse patrimônio nas mãos da categoria. Segundo ela, com as renegociações das dívidas, feitas com apoio do Sindicato, o Clube agora está preparado para captar recursos para a melhoria do espaço.
O representante da FENAJ, José Carlos Torves, afirmou que, apesar do grupo que assumiu a Federação e o que tomou posse no SPJDF estarem em lados opostos durante as eleições, agora ambos devem lutar unidos pela categoria. “As eleições ficaram para trás”, resumiu.
Presenças Também participaram da cerimônia de posse representantes da TV Comunitária do DF, CUT-DF, Sindimetrô (Sindicato dos Metroviários), Sindágua (Sindicato dos funcionários da Caesb), Sindical (Sindicato dos Servidores da Câmara Legislativa e TC-DF).
Coletivo Intervozes, Rádio Rala Coco, Intersindical-DF, DCE-UnB, CA de Comunicação da Católica – Cactos, CA de Comunicação da UnB, Cojira-DF, Fenaj, UNE, Bloco Pacotão. Comparecem, também, os jornalistas Tereza Cruvinel - presidente da EBC, Jacira Silva - ex-presidente do SJPDF, Dorgil Marinho - ex presidente do Clube da Imprensa, Chico Sant'Anna – ex-presidente do SJPDF e Lourival Macedo - representante dos funcionários no Conselho Curador da EBC.

Nenhum comentário: