Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Banda larga móvel das cidades-sede da Copa não é boa, diz estudo

Por Daniel Machado, do Tela viva news

Se a Copa do Mundo fosse realizada hoje no Brasil, nenhuma das 12 cidades-sede estaria preparada para atender à demanda de banda larga móvel da competição. Esta é a principal conclusão do Balanço Huawei da Banda Larga Móvel, divulgado nesta terça-feira, 26, no evento Futurecom, que acontece na capital paulista. O estudo foi baseado em um site survey (teste de rede), realizado entre 20 de setembro e 13 de outubro deste ano pela Huawei em parceria com a Teleco. O estudo aferiu quatro indicadores de qualidade das redes móveis nesses locais específicos: download, upload, latência (tempo de resposta da rede) e qualidade de video streaming. O resultado, de maneira geral, foi de instabilidade nas redes de algumas operadoras, baixo desempenho em velocidade e latência e deficiências em cobertura.

O estudo indica que as operadoras deverão continuar investindo em suas redes para suportar a enorme demanda de banda larga móvel esperada não só para a Copa do Mundo de 2014 como também para as Olimpíadas de 2016.

São Paulo lidera

São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, respectivamente, são as três cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 com melhor qualidade de sinal de banda larga móvel, de acordo com o site survey da Huawei, ainda que haja variações no ranking se observados critérios específicos. O teste foi realizado não apenas nas áreas próximas dos estádios dessas 12 cidades, mas também nas principais rotas de acesso e estradas, além das cercanias de aeroportos e rodoviárias. Após São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, na sequência, por ordem de qualidade no ranking da banda larga móvel, estão Cuiabá, Rio de Janeiro e Brasília, Manaus, Fortaleza, Belo Horizonte, Natal, Recife e Salvador.

São Paulo e Porto Alegre destacam-se com as maiores médias de velocidade de banda larga móvel, tanto em download (superior a 660 kbps) quanto em upload (superior a 270 kbps). São Paulo aparece em segundo colocado na qualidade de video streaming. Curitiba também se destaca como terceiro em upload e em qualidade de vídeo. No outro extremo estão Salvador, Natal e Recife com as piores médias de velocidade de download (inferior a 400 kbps) e upload (inferior a 200 kbps). Rio de Janeiro, sede também das Olimpíadas de 2016, apresenta deficiências de cobertura por algumas operadoras nos arredores do Maracanã, Lagoa Rodrigo de Freitas e trechos da Linha Vermelha e Ponte Rio-Niterói. Em download, ficou em terceiro lugar no ranking, mas no upload, apenas em nono. No ranking geral, em quinto.

Segundo Marcelo Motta, diretor de Tecnologia de Produtos da Huawei, apesar de os resultados, no geral, não serem satisfatórios, a tecnologia móvel evolui e não há motivos para preocupação. "Se em apenas três anos conseguimos chegar a uma taxa de cobertura de 65% da banda larga móvel, creio que há uma boa perspectiva de crescimento com qualidade até 2014", diz.

Nenhum comentário: