Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Senado aprova projeto que exige sabatina de indicado para presidir a EBC

Por Marcos Chagas, da Agência Brasil

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou, dia 16, projeto de lei que inclui o cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na relação de candidatos a cargos públicos que têm de passar por sabatina na Casa, antes da nomeação pelo presidente da República. Como foi aprovado em caráter terminativo, o projeto vai direto para a análise da Câmara dos Deputados.

O relator da matéria, Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), ressaltou que a arguição, pelo Senado, de indicações presidenciais foi um instrumento usado pelos constituintes de 1988 para garantir a separação harmônica dos Poderes “na mais clássica forma de freios e contrapesos”. Ele acrescentou que o mecanismo assegura nomeações que não sejam resultantes da vontade única do governante “ou baseadas em critérios de conveniência política”.

ACM Júnior disse ainda que a importância do cargo do diretor-presidente da EBC, “cujas decisões têm que ser absolutamente isentas e irrepreensíveis, além de pautadas pelo interesse coletivo”, justifica a conveniência de que os nomes indicados pelo presidente da República tenham que passar pela aprovação do Senado.

Nenhum comentário: