Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Manual de Jornalismo da EBC terá participação da sociedade

Enviado pela EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai produzir um Manual de Jornalismo com os princípios e normas para a produção e divulgação de notícias pela TV Brasil, pelas emissoras de rádio da EBC e pela Agência Brasil. A discussão e organização de diretrizes para o jornalismo público foi definida na última reunião do Conselho Curador da EBC, realizada no início do mês de junho no Rio de Janeiro.

Até dezembro deste ano, a EBC deve divulgar uma lista com os princípios e conceitos orientadores do Manual, para que a sociedade brasileira possa participar das discussões e dar suas contribuições. A intenção é que o texto final do Manual de Jornalismo da EBC seja divulgado em julho de 2011.

Durante os próximos doze meses – tempo de confecção do novo manual – segue vigente o Manual de Jornalismo da Radiobrás, de 2006, com as alterações indicadas pela Diretoria de Jornalismo da EBC. Adicionalmente, passa a ser obrigatório, desde já, o acolhimento pelos veículos da empresa do Acordo Ortográfico assinado pelos países de língua portuguesa.

Segundo a resolução aprovada pelo Conselho Curador da EBC, o estabelecimento de novos parâmetros para a prática diária de produção e difusão de informações visa, em primeiro lugar, dar aos profissionais da empresa diretrizes objetivas a partir dos novos paradigmas estabelecidos para o serviço com a aprovação da Lei 11.652/08. Em segundo lugar, permitirá ao público apropriar-se desses mesmos parâmetros para avaliar e fiscalizar de modo permanente o jornalismo praticado pelos diferentes veículos da EBC, contribuindo para o seu constante aperfeiçoamento.

Nenhum comentário: