Caros leitores e leitoras.

domingo, 20 de junho de 2010

Jornais e TV: as fontes de informação política

Do M&M Online

A maioria da população recorre à televisão e aos jornais (mídias tradicionais) para obter informações sobre o governo federal e a política brasileira. Esse é o principal dado revelado na pesquisa sobre hábitos de consumo de mídia encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

Segundo o estudo, a TV ainda é a maior fonte de informação para a população brasileira. De acordo com a Secom, 73,6% dos entrevistados a indicaram como sua mídia predileta para obter informações políticas. Bem mais atrás, em segundo lugar, os jornais aparecem, com 12,7% de preferência entre os pesquisados. A mídia impressa praticamente empata com as conversas com amigos e parentes - um dos itens da pesquisa citados como fonte de informação - que obteve 12,9% da preferência dos entrevistados. Além disso, 96,6% das pessoas responderam que assistem e ouvem, diariamente, televisão e rádio.

Apesar disso, uma grande parcela da população (57,2% dos pesquisados) ainda se mostra desinteressada em política, não citando o assunto como uma das discussões permanentes em seu cotidiano. Apesar disso, as pessoas demonstram interesse em obter informações, de maneira geral. 46,1% dos entrevistados declararam ter o hábito de ler jornais regularmente.

Outro dado importante revelado na pesquisa aponta que a propaganda política dos candidatos e partidos não costuma permanecer na memória da população. Entre os entrevistados pela Secom, somente 23,3% conseguiu lembrar, espontaneamente, de alguma campanha governamental.
M&

Nenhum comentário: