Caros leitores e leitoras.

domingo, 23 de maio de 2010

Livro: O Rádio na Educação

Será lançado no dia 1º de junho de 2010 na Escola de Teatro da UFBA (Vale do Canela), a partir das 19 horas o livro Do Meb à Web: o rádio na educação, Editora Autêntica, organizado pelo professor da UFBA Nelson Pretto e pela professora Sandra Tosta, da PUCMG.
No lançamento também serão apresentadas em primeira mão trechos da peça radiofônica A Vida de Franz Biberkopf, de Alfred  Döblin e de uma adaptação de um dos programas de rádio do Movimento de Educação de Báse (MEB) que, na década de 60, eram utilizados para a alfabetização de adultos em movimentos populares com o método de Paulo Freire. Esses programas foram gravados pelas equipes da Rádio Teatro Web, da Escola de Teatro da UFBA, sob a direção de Gideon Rosa.
O livro Do Meb à WeB apresenta um panorama do uso do rádio na educação em diversos países (Brasil, Portugal e Espanha) e conta com apresentação do professor Guillermo Orozsco, da Universidade de Guadalajara (México), uma referência nos estudos da relação educação-comunicação, com uma reflexão maior sobre o uso do rádio na América Latina pelos movimentos sociais.
O livro é fruto dos trabalhos de pesquisas sobre software livre e uso do rádio na educação e nasceu de um encontro de Nelson Pretto com o professor José Peixoto Filho (UEMG), militante do Movimento de Educação de Base (MEB ) da década de 60.
Como afirma Pretto, "a medida que a conversa fluia vinha à cabeça um movimento da letra M virando W - de web, da internet - e, dessa forma, as pesquisas e o livro foram ganhando corpo".
Como fruto destas pesquisa foram implantadas na Bahia as Rádio Faced WEB, a Rádio Ciberparque Anísio Teixeira (um Ponto de Cultura) em Irecê/Bahia e a Rádio Teatro WEB, rádios que vão transmitir o lançamento.
Os capítulos do livro foram escritos por pesquisadores de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e também de Portugal e Espanha, com o objetivo de pensar o rádio desde os seus primeiros usos na educação até os dias de hoje.

Ficha Técnica do Livro
Páginas: 208 - Formato: 14 x 21
Editora: Autêntica - ISBN: 9788575264485
Valor: 37,00

Nenhum comentário: