Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Livro: “Ferramentas Digitais para Jornalistas” já está disponível em português

Por Summer Harlow, do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas está lançando uma edição em português do livro de Sandra Crucianelli “Ferramentas Digitais para Jornalistas”, que já foi baixado quase 10 mil vezes em sua edição original em espanhol, lançada ha pouco mais de um mês. Os PDFs das duas versões do libro, em espanhol e em português, podem ser baixados aqui.
“Desde que o Centro Knight iniciou seu programa de capacitação online, os cursos em espanhol vem sido de interesse para muitos jornalistas do Brasil, considerando que a maioria deles compreende a leitura do espanhol,” disse Crucianelli. “Eles têm um enorme potencial, já que o jornalismo nesse país tem um alto grau de desenvolvimento. Por isso compreendemos que além de oferecer a versão em espanhol do livro, os colegas que falam português, não somente os residentes no Brasil mas em outras partes do mundo também, mereciam ter a versão disponível em seu idioma”.
A versão em português foi traduzida por Marcelo Soares, um instrutor de reportagem com auxílio do computador que colabrorou com o Los Angeles Times e Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. O livro de Crucianelli é um manual prático voltado para ajudar jornalistas a compreenderem melhor como usar as ferramentas digitais em seus trabalhos diários. Por exemplo, o livro inclui capítulos sobre como acessar bancos de dados e documentos oficiais, usando redes sociais como Facebook e Twitter, e aprendendo como tirar proveito das ferramentas específicas, como conferências em video e galerias de fotos e blogs.
Soares disse que ter esse manual traduzido em português é importante porque existe uma falta de guias de jornalismo prático atualizados no Brasil.
Jornalistas que falam português poderão usar o livro "especialmente para consulta rápida, talvez deixando no desktop do computador ou carregando num pen drive como uma espécie de banco de idéias portátil”, disse Soares. “Ele pode nos lembrar que a Web nos traz muito mais recursos do que os que tradicionalmente usamos no impresso, no áudio e em vídeo”.
O livro de Crucianelli é a quarta publicação do Centro Knight a ser publicada em sua biblioteca digital . Os outros livros disponíveis incluem Jornalismo 2.0: Como Sobreviver e Prosperar , por Mark Briggs; Como Escrever para a Web , por Guillermo Franco (in Spanish and Portuguese); e o relatório da conferência Monitoriamento da Liberdade de Imprensa e Vigilância na América Latina e Caribe (PDF).

Nenhum comentário: