Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jornalistas acusam Assembléia do Paraná de limitar trabalho da imprensa

Izabela Vasconcelos, do Comunique-se

Os jornalistas que cobrem as atividades da Assembleia Legislativa do Paraná reclamam de restrição no acesso ao plenário da Casa. O regimento interno permite o acesso apenas dos deputados, mas havia uma liberação para que cinegrafistas e fotógrafos pudessem registrar imagens no espaço do plenário. Ontem (28/04) essa liberação foi retirada.
A regra já é conhecida, por isso os repórteres acompanham as sessões dentro do plenário, mas separados por um vidro. Os questionamentos vieram depois que a Mesa Executiva decidiu seguir à risca o regimento e retirar a liberalidade para que os fotógrafos e cinegrafistas tivessem acesso integral ao plenário. A ordem partiu do 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Antonio Anibelli (PMDB). De acordo com a Casa, o político tomou a decisão por supostos excessos dos profissionais da imprensa.
"Os cinegrafistas e os fotógrafos antes podiam filmar no plenário. Antes eles tínham mais facilidade para chamar os deputados, fazer imagens deles, agora é atrás de um vidro", explicou o repórter Ivan Santos, do portal Bem Paraná.
O jornalista disse que quando chegou à Assembleia ontem, a porta de acesso ao plenário estava fechada, com um segurança em frente.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Márcio Rodrigues, disse que os profissionais jamais desrespeitaram os políticos da Casa e irá solicitar que a Mesa Executiva volte à liberação.
"Vamos soltar uma nota hoje no site e enviar uma solicitação, para que a Casa volte a permitir o acesso dos fotógrafos e cinegrafistas. Dá pra produzir imagens, mas não dá pra fazer de todos os ângulos, com fácil acesso, o que limita o trabalho", afirmou.
Segundo Rodrigues, o clima entre os deputados e os jornalistas da cidade ficou um pouco tenso depois que a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) passou a divulgar supostas irregularidades da Casa, em uma série chamada "Diários Secretos".
De acordo com a diretoria de comunicação da Assembleia, houve um "grande mal entendido" e "factóide". A Casa informou que apenas segue o regimento interno, que não permite o acesso integral ao plenário a pessoas que não sejam funcionários da Assembleia, mas garantiu que voltará a permitir o acesso dos fotógrafos e cinegrafistas. O órgão disse também que os demais jornalistas assistem as sessões no Comitê de Imprensa, mas têm o auxílio de um assessor, que convoca os deputados solicitados pelos repórteres.

Nenhum comentário: