Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Inglaterra: bilionário russo compra jornal The Independent por R$ 3,00

Do MM-Online

O jornal britânico The Independent foi vendido por £1 para uma empresa comandada pelo bilionário russo Alexander Lebedev, ex-agente da KGB. A aquisição envolveu ainda o título Independent on Sunday, a edição dominical do jornal, que era de propriedade da empresa irlandesa Independent News&Media. O russo havia adquirido no ano passado o London Evening Standard, que aumentou sua circulação diária de 250 mil exemplares para 600 mil de lá para cá.

A família Lebedev também é dona de jornais na Rússia, como o Novaya Gazeta, em uma sociedade com o ex-presidente Mikhail Gorbachev. Segundo matéria do The Independent, o Novaya Gazeta é um dos pouco títulos pró-democracia daquele país. Lebedev irá assumir todas as dívidas da Independent News&Media, que terá de custear £ 9,25 milhões nos próximos 10 meses. Ou seja, a empresa vai pagar pela venda dos títulos, que só em 2009 geraram perdas de £12,4 milhões. A circulação do The Indepedent está na casa de 183 mil exemplares.

Os bilionários russos são conhecidos por seus negócios no futebol britânico. Um deles é Roman Abramovich, dono do Chelsea, que em 2008 comprou um terreno na Lua e deu de presente para sua namorada.

Nenhum comentário: